Convite inusitado: Professora aposentada é surpreendida por convite para relatar experiências pedagógicas da carreira para estudantes da alfabetização.

CONVITE INUSITADO: PROFESSORA APOSENTADA É SURPREENDIDA POR PEDIDO PARA RELATAR EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA CARREIRA PARA ESTUDANTES DA ALFABETIZAÇÃO

Encontro emocionante entre alfabetizadora e alunos aconteceu na Escola Reunida Zonalta, interior de Piratuba e surpreendeu plateia formada por crianças.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Uma aula diferente, cheia de histórias e muito conhecimento preservado da memória de uma palestrante muito especial: A experiência, foi vivida pelos estudantes das turmas de 1° e 2° ano, das séries iniciais do Ensino Fundamental, da Escola Reunida Zonalta, no interior de Piratuba.

Acostumados com as novas tecnologias e uma sala de aula com acesso à internet, escola com computadores e plataformas virtuais, a garotada se surpreendeu com as lições de vida de professora, que alfabetizava crianças pelos meios tradicionais de ensino.

A convidada, foi a professora Nilva Regalin, profissional da educação, que ao longo da docência, ensinou centenas de estudantes da comunidade a ler e escrever.

Aos 75 anos de idade, a alfabetizadora, que iniciou a carreira no magistério na própria escola, em 1980, permaneceu por 18 anos em sala de aula. Quando se aposentou, em 1997, continuou na comunidade, morando nas proximidades da escola.

Dá pra imaginar? Escolinha de madeira, com turmas multisseriadas reunidas em uma mesma sala, em uma pequena cozinha a própria professora preparava a merenda. Tempos em que a impressão de trabalhos era feita em um aparelho chamado mimeógrafo. Recordações de um tempo em que se formava fila para entrar para a sala e os alunos escreviam em uma caixa de areia. Simplicidades de uma escola por onde já passaram médicos, advogados, professores e jornalistas, entre tantos outros profissionais em fase de letramento.  

Segundo a diretora Simone Thomé Regalin, para as turmas das professoras Lisiane de Aguiar e Tânia de Souza, o momento foi de muita curiosidade e profunda interação com a professora, que relembrou belos momentos vividos em na escola local e ao final do encontro ainda posou para fotos!