Casa da Cultura

Casa da Cultura já funciona em Piratuba

Obra foi inaugurada na sexta-feira

A réplica do Clube União de Piratuba abriu as portas na última sexta-feira dia 30. O local agora é a sede da Casa da Cultura do município e será o espaço dos grupos de danças, escola de música, grupos teatrais e local para cursos e eventos.

Para manter viva a história de uma das mais importantes entidades de Piratuba, o Clube União, a réplica do antigo prédio foi construída. O Clube foi por muitos anos o ponto de encontro da sociedade piratubense e palco dos grandes eventos políticos e sociais como; Bailes da Primavera, da Pelúcia, Rei do Bolão, Kerb, formaturas e Reveillon, além de festas de casamento. Com as pistas de bolão existentes no Clube, as equipes que treinavam levaram o nome de Piratuba em inúmeras competições. Foi no Clube União que nasceu a Sociedade de Cantores Harmonia. (hoje Coral Harmonia). O Clube foi palco também da solenidade de Emancipação Política de Piratuba, acontecida em 18 de fevereiro de 1949. "Hoje temos um espaço próprio para a Cultura de Piratuba, que é formada por inúmeras atividades, e nada mais justo que contemplar o Clube União, que repassou o terreno e faz parte da história do nosso município", destaca o prefeito Adélio Spanholi. O terreno do Clube União foi transferido para prefeitura após o desmanche da sede, em 1998. O antigo prédio do Clube foi inaugurado em maio de 1929, e permaneceu em atividade por 69 anos.

A solenidade de inauguração contou com uma apresentação do grupo piratubense Acquadança, que com algumas coreografias relembrou as épocas dos grandes eventos realizados no Clube União. A história e os grandes momentos do Clube também foram relatados por Cláudio Victor Rogge, presidente da entidade. Em seu discurso, Rogge relembrou os principais acontecimentos do local. O espaço inaugurado conta com um acervo fotográfico que permite uma viagem pelo passado de Piratuba. Os famosos bailes de Kerb também foram lembrados na solenidade. Enquanto os presentes circulavam e conheciam o local, uma banda tocou em ritmo da festa alemã, a principal do município.