Programa de Incentivo aos Agricultores

 

Programas de incentivo auxiliam agricultores em Piratuba

Pastagens de inverno têm 50% de subsídio

Para auxiliar os produtores rurais de Piratuba, a Secretaria de Agricultura do município continua com os programas de incentivo. Hoje o município conta com mais de 600 propriedades no interior e 80% destas famílias têm como principal atividade a bovinocultura de leite. A aveia e o azevém, que são as pastagens anuais de inverno, fundamentais para o gado, têm um subsídio de 50% por parte da prefeitura, facilitando a compra para o agricultor. Ainda no final de março iniciou a distribuição das sementes.

Nos últimos quatro anos, com o incentivo dado pela Secretaria de Agricultura, a produção leiteira dobrou em Piratuba. Hoje são mais de 500 mil litros de leite por mês. As famílias recebem as sementes e pagam somente metade do valor. "Sem dúvida isso é fundamental, este subsídio auxilia muito nós que estamos na agricultura. Antigamente era mais sofrido, não tínhamos o lucro que temos hoje", conta o agricultor, Rube Weber.

A aveia e o azevém são considerados importantes para a alimentação do gado pelo valor nutritivo que contêm. Além de aumentar a produção com as pastagens, o auxílio contribui ainda mais, mantendo os filhos de agricultores no campo, mesmo com cenário atual, que mostra que os jovens preferem empregos na cidade. "Hoje posso dizer que os programas ajudam que eu permaneça em casa, trabalhando na propriedade com meus pais. Os 50% de auxílio na aveia e azevém e outros programas que complementam nossas atividades, reduzem nossos gastos, isso incentiva a produção e a permanência dos jovens no interior", afirma o filho, Genésio Weber de 25 anos.

Só neste ano já foram distribuídos cerca de 140 mil kg de sementes, beneficiando mais de 500 famílias piratubenses. As sementes já distribuídas equivalem a 2.400 hectares plantados.O investimento da Secretaria de Agricultura passa de R$ 67 mil. Com os programas e incentivos nós melhoramos o plantel de animais e aumentamos a produção de leite ano a ano, diminuímos o custo para os produtores e aumentamos a renda deles", explica o secretário de Agricultura Ivo Weber.  "Este é o nosso objetivo, todas as nossas ações são realizadas para beneficiar a agricultura de Piratuba", completa.

Além do programa de Aveia e Azevém, os piratubenses contam com mais apoio. Existe ainda o auxílio com o programa de adubação orgânica, o programa de inseminação artificial, melhoramento genético, atendimento de veterinário, apoio técnico de veterinário e parceria com instrutores da EPAGRI. O serviço das patrulhas agrícolas também é relevante. As máquinas e equipamentos prestam serviços nas propriedades e o agricultor só paga o combustível.