Filme produzido por Alunos

Filme produzido por alunos é lançado em Piratuba

A vida cabocla e seus detalhes também já são tema de filme em Piratuba. Imagine uma escola, alunos e professores com um desejo. Fazer filmes como resultado final de um trabalho de muita pesquisa. Em Piratuba isto acontece. Após um ano de estudos e muito trabalho, o média-metragem "O Pequeno Caboclo", está pronto. O lançamento aconteceu na noite de sesta-feira, dia 5.

Os piratubenses lotaram o Centro de Eventos para assistir mais um filme produzido por alunos de Piratuba. O trabalho é resultado do projeto "Origens", que iniciou em 2008 para estudar as três culturas que colonizaram a "Vila do Rio do Peixe", como era chamada Piratuba antes da emancipação. Foram estudadas as culturas Italiana, Alemã e agora a Cabocla. Todas passaram da pesquisa e estudos de sala de aula, e podem agora, ser vistas nas telas. "O trabalho educativo em Piratuba não fica somente entre as quatro paredes das salas de aula, aqui os alunos produzem mais através dos projetos implantados. O resultado é fantástico, pois além de aprenderem mesmo, as crianças se interessam pela nossa cultura", destaca a secretária de Educação, Zuleide da Rosa.

A ficção tem 45 minutos de duração e mostra a história de um casal que pretendia ter folhos e não conseguia. Até que um dia, um menino é deixado na porta de casa. A história mostra o crescimento da criança. A produção do filme contou com a participação de 68 atores, dentre eles, pessoas das comunidades e alunos da rede municipal de ensino, além de mais alguns colaboradores. "Neste ano em que a "Vila do Rio do Peixe" completa 100 anos de história, nada melhor do que termos um estudo completo de nossas origens. São três filmes produzidos por piratubenses, professores, alunos e pessoas daqui, isso mostra a capacidade que temos na educação e o envolvimento da comunidade", comenta o prefeito Adélio Spanholi.

Com o filme caboclo a trilogia está completa. Em 2008 o "La Ragazza" (A Menina) foi gravado para contar a história italiana em Piratuba. No ano passado o média-metragem "Deutsche Überleben" (Sobrevivência Alemã) mostrou a participação alemã na colonização.

A noite do lançamento do filme caboclo contou com a apresentação de três grupos de danças, um alemão, um italiano e um caboclo. E após exibição do filme, um jantar com comida típica foi servido.