Gestores da Saúde de Piratuba, avaliam positivamente o primeiro mês de operações do equipamento de radiografia.

GESTORES DA SAÚDE DE PIRATUBA, AVALIAM POSITIVAMENTE O PRIMEIRO MÊS DE OPERAÇÕES DO EQUIPAMENTO DE RADIOGRAFIA.

Aparelho que entrou em funcionamento em setembro, em apenas um mês já garantiu a realização de mais de 250 exames por imagem no município.

A Secretaria de Saúde de Piratuba, acaba de divulgar um balanço sobre os primeiros 30 dias de funcionamento do equipamento de radiografia da Unidade Básica de Saúde de Piratuba – (UBS). O novo serviço, disponível para o atendimento a demandas locais, começou a operar em 1º de setembro deste ano e em apenas um mês, realizou um total 252 exames.

Além da comunidade local, o novo equipamento também atendeu a emergências em demandas geradas por turistas frequentadores da Cidade das Termas. A informação é do diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde, Ronaldo dos Santos Amora, que em conjunto com o secretário de Saúde Rodrigo Casagrande, apresentou os números ao Poder Executivo.

Segundo a Secretaria de Saúde, o exame, que obedece a rotina de funcionamento da Unidade Básica de Saúde de Piratuba – (UBS), é feito de segunda à sexta-feira.   Ronaldo destaca que as suspeitas de fraturas que eram encaminhadas para Concórdia, agora são atendidas pelo setor em Piratuba.

Outra vantagem notada no procedimento é que mesmo que o laudo oficial, leve entre 24 e 48 horas para ser remetido, o médico consegue fazer uma avaliação antecipada do paciente e analisar possíveis lesões ósseas no ato do exame, pela tela do computador.

Para o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile) e o vice-prefeito Vanderlei Weber, que à época, como secretário de Saúde, conduziu os processos de adequação do prédio e aquisição do aparelho de Raio-X, para implementação do sistema, além de oferecer mais segurança e comodidade aos pacientes, o fato de evitar deslocamentos para atendimento fora de domicílio, representa uma quantificada economia aos cofres públicos.