Interior terá Internet e Telefone

Interior de Piratuba terá internet e telefone

Projeto é pioneiro em Santa Catarina

Piratuba sai na frente mais uma vez. A Administração Municipal trabalha em um projeto ousado com o objetivo de levar a telefonia e a internet para as famílias do meio rural. Várias ações em busca deste projeto já foram realizadas e agora um sistema está sendo implantado. O "Piratuba Digital", como será chamado, é mais um desafio inédito em Santa Catarina.

O projeto já é estudado desde 2008 a e agora começa a sair do papel. "Uma das características da Administração de Piratuba é a qualidade nos serviços prestados. Por isso, antes de implantar o sistema, vários estudos foram realizados. Empresas apresentaram projetos, mas antes de qualquer definição, foram feitas também algumas visitas em cidades que já possuem um sistema do gênero para observar experiências que já funcionam", destaca o coordenador do projeto, Carlos Wunder.

Hoje em dia a Internet é uma ferramenta indispensável para as escolas e alunos. Já existem programas de inclusão digital que oportunizam a todos o conhecimento das novas tecnologias, porém muitos ainda não têm acesso. O telefone também é um meio de comunicação indispensável para qualquer família, mas Piratuba ainda sofre com alguns pontos em que não chegam fios ou antenas. O município conta com mais de 700 famílias no interior.

De acordo com a empresa que venceu a licitação e está instalando as torres, Piratuba é o único município em Santa Catarina com um projeto de comunicação do gênero, que pretende cobrir o meio rural com telefone e internet. No total são 25 torres espalhadas pelo município, que vão dar cobertura a todas as comunidades do interior. "Isso significa desenvolvimento, oportunidade de conhecimento, tecnologia e inclusão digital para o meio rural de Piratuba. É mais um dos programas que será destaque e exemplo para outros municípios", comenta o prefeito Adélio Spanholi. "Nosso principal objetivo e disponibilizar a internet e telefonia de qualidade para as famílias do campo, eles também merecem e terão esta oportunidade", finaliza.  O valor de investimento no "Piratuba Digital" passa de R$ 1 milhão.

Reuniões com as comunidades também já iniciaram. Para Eurides Ribeiro que reside na comunidade de Lageado Mariano, o projeto é uma conquista. "O telefone no interior não funciona corretamente, sempre apresenta problemas, faz anos que esperamos um projeto assim", conta. "Eu também vou instalar a internet que hoje em dia é fundamental, temos que estar ligados com o que acontece. Além disso, minha filha que é estudante poderá fazer os trabalhos em casa, sem precisar ir até na cidade pra ter acesso à internet", comemora Eurides.

Como vai funcionar:

A Prefeitura de Piratuba adquiriu "links dedicados" com aproximadamente 10 Megabytes (MBs) o que equivale a 80 megabits (Mbs), de tráfego, que serão divididos entre os consumidores.  Uma "Torre Mãe" será implantada em um ponto estratégico e irá distribuir o sinal de telefone e internet para as demais torres. Estas repassam o sinal para as antenas das casas.

O investimento dos agricultores que já possuem computador e aparelho telefônico será apenas a aquisição de uma antena para a captação do sinal, cerca de R$ 300,00. O custo mensal para cada família, que usar internet e telefone, deve ficar próximo dos R$ 50,00. Este valor será depositado em um fundo e ficará disponível para manutenção do sistema. As famílias também podem optar pela instalação só de telefone ou internet.

O sistema permite que as ligações dentro de Piratuba sejam realizadas gratuitamente, ou seja, os agricultores só pagam ligações que fizerem para fora do município.  O projeto também vai interligar os órgãos públicos que vão deixar de pagar ligações entre si, gerando economia para os cofres públicos. Algumas áreas do perímetro urbano, como praças e parque termal, terão acesso gratuito à internet, serão as praças digitais. O "Piratuba Digital" também vai permitir o uso de câmeras de monitoramento, que serão instaladas nos pontos de acesso ao município. As câmeras serão monitoradas pela Polícia Militar. O sistema é uma ferramenta importante para a segurança dos munícipes e turistas.