Quase 700 docementos Gratuitos

Quase 700 documentos gratuitos em Piratuba

Mais de 400 pessoas participaram da ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizada em Piratuba na última sexta-feira, dia 05, na escola Professora Amélia Poletto Hepp.  A iniciativa tem o objetivo de emitir documentos para a população.

O programa é voltado para mulheres do campo, porém a equipe de trabalho atendeu crianças, jovens, adultos e idosos também da cidade. Todos que necessitam de documentos tiveram a oportunidade de fazer gratuitamente. "É uma iniciativa muito boa, além de encaminhar toda a documentação em um único dia, também economizamos", destaca Daniel da Silva, de 26 anos, que precisa da segunda via da carteira de identidade.

Foram cerca de 450 pessoas que encaminharam documentação. Fotos e cópias de documentos também foram feitos gratuitamente. Serão emitidas 350 Carteiras de Identidades, 283 CPFs (Cadastro de Pessoa Física) e 36 Carteiras de Trabalho, totalizando 669 novos documentos. "A procura por documentos em Piratuba foi boa, o pessoal do interior realmente participou e como o local escolhido para o trabalho foi a escola, aproveitamos para encaminhar a documentação de muitas crianças também", conta Adriana Germano, assistente técnica do MDA e coordenadora da etapa em Piratuba.

O Programa Nacional de Documentação acontece desde 2004 através da parceria entre o Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF) e prefeituras. Em Piratuba a ação contou com a colaboração da Administração Municipal e Lions Clube. "O apoio que tivemos foi fundamental, auxiliou muito, tanto na divulgação como na hora do atendimento dos que procuraram nossos serviços", finaliza Adriana.

Documento pronto: Toda documentação será emitida e encaminhada para a Casa da Cidadania de Piratuba. De acordo com Adriana, em cerca de 90 dias os documentos devem estar no município. Para mais informações ou dúvidas, estão disponíveis: O site; http://www.mda.gov.br/, o e-mail; dfda-sc@mda.gov.br e ainda o telefone; (48) 3322 3051.