Expediçao da Vila do Rio do Peixe

 

Expedição Vila do Rio do Peixe é realizada com sucesso

Aventura inédita, de Caçador a Piratuba pelo rio

Os 24 participantes da "Expedição Vila do Rio do Peixe" chegaram na tarde deste domingo em Piratuba. Como previsto no roteiro, os aventureiros que desceram o rio com um barco inflável terminaram a inédita façanha de mais de 250km de navegação às 16:30h. A viagem que iniciou em Caçador na segunda-feira, foi uma comemoração ao centenário da vila e da estrada de ferro.

Piratuba surgiu com a estrada férrea que ligou São Paulo ao Rio Grande do Sul. Os trabalhadores que construíam a "linha", se instalaram no local e chamaram de Vila do Rio do Peixe, que neste ano comemora 100 anos. 

Foram sete dias de muito remo, água, acampamento, estrada de ferro e emoção. A idéia de percorrer o Rio do Peixe já existia, e partiu de um professor de educação física de Piratuba, hoje aposentado. "Eu tinha essa vontade, era um sonho, e nada melhor do que descer pelo rio em um ano comemorativo", conta o idealizador, Sérgio Hack. Com o ano do centenário vários eventos surgiram e surgiu também a oportunidade de fazer a descida. "Isso não foi somente um passeio e nem apenas uma comemoração, pois sentamos, avaliamos, discutimos muito a idéia e resolvemos dar mais corpo a aventura", explica o prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi. A expedição teve um "olhar ambiental" e os 15 municípios por onde o barco passou foram observados, todas as paisagens exuberantes foram fotografadas, sem contar os pontos negativos, como poluição e lixo, que também foram registrados, este era um dos objetivos.

 Os "remadores" também fizeram um trabalho educativo, orientando e entregando materiais com informações, disponibilizado pelo Comitê do Rio do Peixe", para crianças que esperavam em pontes e municípios por onde a expedição passou. A idéia é conscientizar as crianças em relação à poluição no Rio do Peixe.

Além de pessoas experientes, em acampamentos e aventuras, como o piloto do barco, a equipe contou com um engenheiro ambiental, um médico, o professor de educação física, um jornalista e demais piratubenses que acreditaram no objetivo da expedição. A Secretaria de Turismo de Piratuba também deu apoio. "Este projeto tomou uma dimensão muito grande, é notícia estadual já, e vimos inúmeras possibilidades nesta iniciativa. Descobrimos belas paisagens, questões ambientais e inúmeros pontos que podem ser explorados turisticamente", destaca o secretário de Turismo Ivair Rodrigues.

         Para que a Expedição fosse realizada, os tripulantes se revezaram no barco. Enquanto nove remavam os demais acompanhavam por terra e pelos trilhos, com um "Auto de Linha" e um vagonete, disponibilizados pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação da Ferrovia), além de funcionários que acompanharam tudo durante os sete dias.