Nova Sede da Escola Sócio-Ambiental

Escola Sócio Ambiental de Piratuba terá nova sede

Obras já iniciaram no local

Iniciaram nesta semana as obras para a construção da nova sede da Escola Sócio Ambiental de Piratuba. A instituição terá novas instalações em um terreno na comunidade de Arroio Bonito, interior do município, onde as máquinas da prefeitura já fazem a terraplenagem. Para viabilização da nova sede, uma parceria entre a prefeitura e o Consórcio Machadinho foi formada.

Com mais de dez anos de atuação, a escola é referência em termos de responsabilidade pública e consciência ambiental e é pioneira na região. Hoje ela funciona na comunidade de Alto Gramado onde desenvolve, com teoria e prática, atividades com temas relacionados à questão social, como cidadania e saúde, além de aspectos ligados à questão ambiental; solo, água, fauna e flora. Os mais de 50 alunos, que são provenientes de famílias de baixa renda, têm a oportunidade de conhecer o manejo no cultivo florestal de hortas, jardins e plantas medicinais.

O terreno doado pelo Consórcio Machadinho é de 224.300m², e a parceria fortalece o projeto e permite incrementos. O objetivo da prefeitura e do Consórcio é tornar o local um centro de referência em desenvolvimento sustentável. Com a mudança da instituição, moradores do município e cidades da região poderão conhecer e participar dos trabalhos. Pesquisas e experiências fortalecerão a consciência ambiental. "Não será somente um espaço maior, será um projeto de referência em desenvolvimento sustentável, já temos sucesso na instituição e com a parceria com o Consórcio, que acredita no potencial da Escola, vamos dar mais dimensão ao trabalho desenvolvido", destaca o prefeito Adélio Spanholi.

A construção ocupará uma área de 1.700m², dividida em cinco blocos com escola, cozinha, auditório e sala de apoio e feita com material ecológico, minimizando o impacto ambiental. O restante do terreno também será trabalhado e utilizado pelos alunos e visitantes.