Solidariedade em Piratuba

Grande mobilização em Piratuba

Piratubanses também ajudam as vítimas da enchente em SC

A catástrofe causada pelas chuvas e enchentes no litoral e no vale do Itajaí catarinense mobilizou o país. De acordo com dados da Defesa Civil de Santa Catarina, são mais de  5.500 desabrigados e cerca de  30.000 desalojados, mais de 30 desaparecidos e mais de 100 óbitos. Os noticiários mostram que o desastre foi muito grande e que qualquer ajuda é importante. Os donativos que saem do Brasil todo, chegam diariamente aos municípios que necessitam.

Em Piratuba a mobilização social também chama a atenção. As empresas, entidades, comerciantes, poder público e a população em geral, tanto da cidade como do interior, estão fazendo sua parte. Várias doações chegam todos os dias até os pontos de coletas, somando inúmeros pacotes carregados com muita solidariedade. O BESC, Banco do Brasil, escolas, Prefeitura e secretarias foram alguns dos pontos de arrecadação. A Secretaria de Obras e Assistência Social ainda fizeram várias coletas na cidade, passando de casa em casa.

Na quarta-feira, dia 3, um ônibus voluntário esteve no município para recolher as doações. O veículo partiu para o litoral carregado e devido ao relevante número de donativos, muita coisa ficou. Mais uma viajem já está sendo providenciada para que os produtos que ficaram e os que ainda chegam possam ser transportados. Roberta Rech, assistente social de Piratuba, ficou surpresa com a mobilização. "As famílias piratubenses abriram o coração diante da situação destes que perderam tudo no litoral. Tentamos nos imaginar no lugar deles, e isso reforçou ainda mais a vontade de colaborar. É melhor poder ajudar do que precisar de ajuda, e Piratuba realmente fez e está fazendo sua parte", destaca Roberta.

Foram doados alimentos, água, roupas, calçados, cobertores, travesseiros, colchões, toalhas, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, brinquedos, uma geladeira e outros. Tudo foi depositado no antigo prédio do BESC de Piratuba. Houve também algumas doações em dinheiro. Quem ainda quiser doar, pode entrar em contato com a Assistência Social do município, na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 49 3553-0886.