Agricultura de Piratuba é destaque em SC

Agricultura de Piratuba é destaque em Santa Catarina

Programa municipal é apresentado em seminário estadual

Piratuba é destaque catarinense mais uma vez. Nos dias 21 e 22 de julho, foi realizado em Curitibanos, o 3º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura de Santa Catarina, promovido pela FECAM – Federação Catarinense de Municípios, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina – CONSASC. Dentre a programação foram debatidos vários assuntos como; sustentabilidade na agricultura familiar, plano safra 2009/2010 e telefonia fixa e móvel nas áreas rurais.  Houve também um espaço para que os municípios apresentassem experiências bem sucedidas.

Somente sete experiências foram escolhidas para a apresentação. A Secretaria de Agricultura de Piratuba foi selecionada com o projeto, "Patrulhas Agrícolas Descentralizadas". O meio rural de Piratuba é formado por pequenas propriedades agrícolas, que são divididas em quatro microbacias, e este é o programa municipal que disponibiliza máquinas e equipamentos para atendimento em cada microbacia, oferecendo vários serviços, como, silagem, grade niveladora, distribuição de calcário e distribuição de adubo orgânico seco ou líquido. "Com o programa das Patrulhas Agrícolas, conseguimos atender mais e melhor. Isso gera satisfação aos agricultores e menos custo para a Prefeitura", explica o secretário de Agricultura, Ivo Weber, que apresentou o programa em Curitibanos.

Uma cooperativa de operadores foi constituída onde ela e as (ADMs), Associação de Desenvolvimento das Microbacias, é que são responsáveis pelo trabalho e controle de horas das máquinas e combustível. A Prefeitura entra com a manutenção dos tratores e equipamentos e repassa os recursos para o pagamento dos operadores. "Este é mais um projeto de destaque, que funciona e é exemplo. Além de atender com qualidade, pois o equipamento está na microbacia à disposição do agricultor, economizamos, evitando o passeio de máquinas pelo interior. Não é por acaso que fomos selecionados entre as sete melhores experiências do Estado", pontua o prefeito, Adélio Spanholi.