Prefeito Busca Recursos em Florianópolis e Brasília

Prefeito de Piratuba busca recursos em Florianópolis e Brasília

O prefeito, Adélio Spanholi, esteve em Florianópolis e em Brasília na última semana. Na capital de Santa Catarina, Spanholi teve reuniões na COHAB e na CASAN, na terça-feira, dia 5. Já no Distrito Federal, na quarta e na quinta, o prefeito esteve no Ministério da Integração Nacional, no Ministério do Mesenvolvimento Agrário e na Funasa.

Na capital catarinense o prefeito visitou a CASAN onde apresentou projeto para ampliação da rede de distribuição de água de Piratuba. A empresa assumiu o compromisso da realização de um estudo e a elaboração de um projeto para captação de água do lago da Usina Hidrelétrica Machadinho. Ainda em Florianópolis, Spanholi participou de reunião na COHAB, buscando a legalidade em relação às casas da área industrial de Piratuba, que estão construídas em local considerado de preservação ambiental.

Em Brasília, Adélio, que é presidente da AMAUC, representou os municípios e participou de audiência no Ministério da Integração Nacional, onde solicitou auxílio apresentando dados dos prejuízos causados pela forte estiagem que atinge a região. O resultado imediato foi a liberação de R$ 200 mil para cada município atingido pela seca. "A situação é de emergência, esperamos que o processo burocrático não atrase a liberação destes recursos", espera Spanholi.

Adélio também esteve com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, onde solicitou recursos para a compra de equipamentos para os municípios. O pedido já está em análise. "A viagem foi muito produtiva, tanto em Florianópolis como em Brasília nós tivemos bons resultados", avalia o prefeito. A última reunião foi com o presidente da Funasa, Francisco Danilo Forte, onde a intenção foi discutir ações políticas administrativas que visam minimizar o problema da seca. Mais um encontro na região será marcado.

A Bancada Parlamentar Catarinense participou dos encontros com o prefeito. "Este é o nosso dever, temos que apoiar os prefeitos nesta busca por soluções. Nós sabemos da situação dos municípios que sofrem com a estiagem, e estamos junto com o Adélio, para que possamos sensibilizar as autoridades", comenta o deputado federal, Celso Maldaner. De acordo com o prefeito, o auxílio da bancada foi fundamental.