Ciclo de Estudo do Tribunal de Contas de Santa Catarina

Piratuba participa do Ciclo de Estudos do Tribunal de Contas de Santa Catarina

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina realizou na última quarta-feira, dia 6, o XI Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento foi realizado em Chapecó.  O controle interno e as assessorias administrativa e contábil de Piratuba participaram do encontro.

O objetivo do TCE é aproximar-se dos municípios, levando informações e orientação. O ciclo é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores, vereadores, servidores de câmaras, contadores, controladores e secretários. "A participação em eventos como este é interessante, pois as informações repassadas aos órgãos públicos auxiliam muito os gestores em suas funções", avalia Juliano Cowacicz, controle interno da Prefeitura de Piratuba. Dentre os assuntos abordados no encontro, destaque para as orientações em relação aos concursos públicos, lei de responsabilidade fiscal, licitações e serviços terceirizados.

Os auditores fiscais de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina e representantes do Ministério Público do Estado e do Tribunal de Contas da União apresentaram temas que causam preocupações e dúvidas aos administradores públicos. De acordo com o conselheiro do TCE, César Filomeno Fontes, o Tribunal quer orientar antes de ter que julgar. "Os gestores públicos podem evitar muitos equívocos ou irregularidades se tiverem informações, muita coisa pode ser evitada. É por isso que o Ciclo de Estudos leva as orientações aos administradores", explicou Fontes em seu discurso.