Cursos de Start Maker, com aulas de Comunicação e Mídia, iniciam na comunidade de Uruguai.

CURSOS DE START MAKER, COM AULAS DE COMUNICAÇÃO E MÍDIA, INICIAM NA COMUNIDADE DE URUGUAI.

Estudantes de escola local, do interior de Piratuba, estão vivendo uma nova fase de aprendizagem, por meio da Cultura Maker.

Tecnologia, informação e muita curiosidade, uma rotina diferente, em que o conteúdo das aulas aproximam estudantes e professores no processo ensino-aprendizagem. A nova experiência, passou a ser vivida recentemente por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Marechal Câmara, do distrito de Uruguai, no interior de Piratuba.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Piratuba e SESI/SENAI de Concórdia, que garante à estudantes do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Piratuba, o acesso à cursos makers.

No total, são dois cursos denominados Start Maker, iniciar criador, na tradução literal, trazem duas oficinas com carga horária de 80 horas.  Na escola Marechal Câmara, a galerinha, colocou a mão na massa, com as primeiras aulas de Comunicação e Mídias. A experiência, vai tratar de elaboração e interpretação de textos e imagens por meio de oficinas de fotografias, reportagens, criação de personagens, roteiro e stop motion.

A professora Eni Martinazzo, diretora da unidade escolar, está feliz com a nova proposta, que integra a base curricular, por meio de disciplinas já incorporadas aos estudos, incentivando a interdisciplinaridade.

O trabalho vem de encontro à nova pedagogia, que conecta tecnologias e vivências ao diálogo do saber, que passa por uma educação mais significativa, em que o estudante é o protagonista de seu próprio aprendizado.

O novo conceito, está integrado ao universo das metodologias ativas do conhecimento, em que a aprendizagem pode acontecer em todo lugar a qualquer hora e das mais diferentes formas, evidenciando a criatividade e estimulando o desenvolvimento do estudante!