Equipes da Ação Social e Epagri confeccionam bonecas de Kerb para decoração de Piratuba

EQUIPES DA AÇÃO SOCIAL E EPAGRI CONFECCIONAM BONECAS DE KERB PARA DECORAÇÃO DE PIRATUBA

Item característico da festa alemã já enfeita canteiros centrais da Avenida Dezoito, na Capital Turística.

Elas estão por toda a cidade, deixando a decoração da festa temática, alegre e inspiradora. Muito usadas nos bailes da festividade alemã, as bonecas de Kerb, são o símbolo de uma tradição muito antiga: A de pendurar o adereço ao centro do salão, em uma coroa de ramos de ciprestes, decorada por flores coloridas.

E para comemorar a vida no pós-pandemia, este ano em Piratuba, a equipe do setor de Ação Social da Prefeitura, decidiu dar um toque especial na decoração para Kerb 2022, e agregou o enfeite na decoração da cidade.

Para garantir a fabricação do ornamento, um trio de mulheres, integrado pela diretora de Ação Social da Prefeitura de Piratuba, Noeli Gomes Fries (Lily), a primeira-dama Marise Benjamini e a extensionista rural da Epagri, Mari Lucia Lissa Dal `Pra, assumiu o compromisso com a atividade.

O esforço valeu a pena e o resultado de tamanha dedicação, já pode ser apreciado por moradores e turistas ao longo da Avenida Dezoito de Fevereiro, principal corredor turístico de Piratuba.

Feitas à partir de uma garrafa de cerveja, o enfeite ganha forma de boneca, com vestido e tudo o que manda o figurino. Atualmente usa-se peças produzidas em série para a cabeça, mas os mais velhos contam que no passado, esta característica principal da boneca, era feita a partir de recortes de revistas e rotos de famosas da época, davam sentido ao ornamento.

Pela tradição, durante o baile, enquanto as pessoas dançavam, o cavalheiro tirava a boneca e entregava ao par. Em troca do ornamento, uma prenda (valor em dinheiro), era ofertada à diretoria do clube ou entidade promotora do evento. A tradição construída em torno das bonecas de kerb, eram na verdade uma forma de arrecadar recursos para manter a comunidade.

Embora não esteja tão em evidência, esta tradição ainda continua sendo mantida em Piratuba e na maioria das cidades que realizam o evento típico, nas comunidades de imigrantes alemães.