Piratuba avança com o processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde

PIRATUBA AVANÇA COM O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

Documento que instrumentaliza e rege o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), deve estar concluído nos próximos meses, com vigência de quatro anos.

A Secretaria de Saúde, deu um importante passo para a construção do Plano Municipal de Saúde de Piratuba. O documento que busca estabelecer as metas e ações para o setor, entre  os anos de 2022 e 2025, teve a peça iniciada na última sexta-feira (09), com a realização da  primeira audiência pública que tratou do tema.

O evento que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde – (UBS), contou com a presença de gestores públicos do setor e o colegiado que integra o Conselho Municipal de Saúde – (CMS), presidido pela farmacêutica Giandra Golin Ghignatti.

De acordo com o secretário de Saúde e Assistência Social, Rodrigo Casagrande, o documento é um instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com vigência de quatro anos. “No momento em que vivemos, além do enfrentamento da pandemia, as demais atividades de gestão da saúde não param. Articulado com o Plano Plurianual – (PP), o Plano Municipal de Saúde – (PMS) é uma forma de alinhamento entre a equipe técnica e a comunidade piratubense”, afirma o gestor.

O professor Altamir Dutra, que é Doutor em Saúde Coletiva e Mestre em Ciências da Educação, foi quem palestrou no evento, dando início aos trabalhos de elaboração do documento. Segundo ele, o artigo 3º da Portaria GM/MS nº 2.135, de 25 de setembro de 2013, aponta que o Plano Municipal de Saúde é o instrumento central do planejamento, a ser elaborado a partir de uma análise situacional que reflita as necessidades de saúde da população e apresente as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em diretrizes, objetivos e metas.

De acordo com a servidora Graciela Davilla, o documento deve estar implementado até o mês de dezembro deste ano.