Curso de Gestantes

 

Gestantes recebem atenção especial em Piratuba

Secretaria de Saúde realiza trabalho de medicina preventiva

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para as mães e bebês, a Secretaria de Saúde de Piratuba realiza, a cada 60 dias, o Curso de Gestantes. O trabalho é realizado com parcerias com profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e do ESF ( Estratégia de Saúde da Família)

No último encontro, realizado no dia 16, sexta-feira, as gestantes receberam informações, participaram de atividades, alongamentos, fortalecimento de musculatura, exercícios de relaxamento, e orientações para preparação do parto. "Tudo isso auxilia as futuras mamães durante a gestação, alivia dores e melhora a recuperação pós-parto", explica a médica responsável, Cláudia Storch Augsten. A parte emocional também é abordada com terapias em grupo. Este trabalho é mais intenso e encontros são realizados a cada 15 dias. Além do período de gestação, o trabalho de medicina preventiva auxilia ainda as mães nos primeiros anos de vida da criança. "A adesão por parte das gestantes é muito boa, são mais de 20 participantes. As que ainda não participam podem procurar a Secretaria de Saúde, é gratuito e muito importante pois a medicina preventiva pode evitar transtornos na saúda da mãe e do bebê", orienta Cláudia.

 Os profissionais de saúde que participam são médicos, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta emocional, agentes comunitárias de saúde, enfermeiras e técnicas em enfermagem.