Paciente com doença rara

 

Saúde de Piratuba trata paciente com doença rara

A Secretaria Municipal de Saúde de Piratuba está tratando um paciente portador da "Síndrome de Fabry". É uma doença hereditária provocada por uma anomalia genética. Devido à ausência ou defeito de uma enzima, denominada de galactosidase alfa, a substância gorda globotriaosilceramida (GL-3) não é removida do organismo e se acumula nas células. Esta acumulação é que provoca a maior parte dos problemas. Com o passar do tempo, a GL-3 alastra-se nas paredes dos vasos sanguíneos, provocando danos ao corpo. A doença é rara e atinge aproximadamente 220 pessoas no Brasil atualmente.

Esta síndrome, segundo médicos, é difícil de ser diagnosticada. O Paciente de Piratuba já vinha sendo acompanhado pelo médico Sérgio Ghignatti e a enfermeira Rosane Duarte, profissionais da Unidade Mista de Saúde do município. "O Laboratório Genzyane já monitorava familiares do paciente e nos informaram que ele poderia ter a doença, que é hereditária. Os exames genéticos foram feitos e foi diagnosticado que nosso paciente é portador da doença. Além do acompanhamento nós faremos o tratamento dele", explica o Dr. Sérgio. O tratamento conta com a colaboração de médicos do LABORATÓRIO GENZYME, de São Paulo,( laboratório desenvolve medicamentos para doenças raras ).

O tratamento é feito através da infusão do medicamento chamado Fibrasyme 35 MG, que é importado dos Estados Unidos e tem de ser aplicado de 15 em 15 dias, e custa cerca de três mil reais cada infusão. O tratamento será custeado pelo LABORATÓRIO GENZYME.

Piratuba é um dos primeiros municípios do Brasil a realizar este tipo de tratamento fora do âmbito hospitalar. "A equipe de saúde esta preparada para mais esta inovação de alta complexidade, com profissionais capacitados e excelente estrutura. Recebemos confiança e elogios da equipe do Laboratório Genzyme e vamos fazer o que podemos, este é o nosso papel", destaca o secretário de Saúde de Piratuba, Jair Gomes. Sérgio Ghignatti, médico responsável pelo tratamento, já está em São Paulo fazendo curso de aperfeiçoamento sobre a doença.