Educação define programação da Semana da Pátria em Piratuba.

EDUCAÇÃO DEFINE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA EM PIRATUBA.

Comunidades rurais também vão estar integradas em ações de avivamento e enaltecimento das datas comemorativas da Independência do Brasil.

Os símbolos do patriotismo e do civismo, pertencentes ao povo brasileiro, vão estar em evidência na Semana da Pátria na Capital Turística. A informação foi divulgada pela secretária de Educação, Magrid Auler.

De acordo com a gestora, os atos cívicos na Rede Municipal de Ensino, foram planejados nas dimensões do que é possível ser executado diante dos protocolos governamentais do período pandêmico do Coronavírus – (Covid-19).

Por esta ração, na região das comunidades rurais de Zonalta, Lageado Mariano e Uruguai, um carro de som vai circular, com a execução do Hino da Independência, além de músicas tema do período. A ação também acontece na cidade, com evidenciação do momento cívico, que inicia às 08:00 horas da manhã.

Já no feriado de Sete de Setembro uma solenidade com público restrito em no máximo 30 convidados, deve receber as principais autoridades locais para uma a Hora Cívica, que além da execução dos hinos, deve receber números executados por artistas locais.

O evento que inicia às 08:00 horas da manhã, tem colo local o Centreventos Piratuba e será transmitido em uma live na página oficial da Prefeitura de Piratuba no Facebook.

A independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo.

O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um Rei ou   Imperador. O período imperial teve fim em 15 de novembro de 1888, com a Proclamação da República no Brasil.