Inauguração da Unidade Mista de Saúde

Unidade Mista de Saúde de Piratuba é inaugurada

O esperado centro comportará todos os serviços da saúde

Piratuba completou 58 anos no dia 18, domingo e dentro da programação de aniversário, aconteceram a tradicional Corrida Rústica e o Passeio Ciclístico///. Na segunda-feira 19 foram inaugurados o Portal Turístico e Sanitário e a Unidade Mista de Saúde,(UMS), obra comentada e esperada há meses. Nem a chuva tirou o brilho dos eventos do fim de semana, o público esteve presente mesmo com o mau tempo//. Chegando próximo à “maior idade” o município é considerado um “canteiro de obras” com aproximadamente 40 ações em desenvolvimento, todos em fase final.

Surpresa e emoção, estas foram as expressões do público que participou da inauguração da Unidade Mista de Saúde. A obra iniciada em novembro de 2005 foi inaugurada com grande número de pessoas, que mesmo em baixo de chuva permaneceu desde o ato solene até a abertura das portas do empreendimento. Após o pronunciamento das autoridades locais, regionais e estaduais, as pessoas puderam entrar e visitar a Unidade Mista. A empolgação e a curiosidade eram visíveis no rosto de cada um. O prefeito, Adélio Spanholi, foi quem recepcionou as pessoas que entravam na nova casa de saúde, cada um que passava, cumprimentava, parabenizava e agradecia o prefeito pela obra. A equipe da saúde recepcionou os visitantes em cada sala, explicando como será o funcionamento de cada departamento.  Dentro do prédio todos caminhavam pelos três andares conhecendo sala por sala, verificando as modernas instalações e equipamentos.A empolgação de cada um permanecia e a curiosidade se tornava emoção, o que se ouvia eram elogios e comentários que expressavam a surpresa e a aprovação de cada um.

A secretária Estadual de Saúde, Carmem Zanotto, ficou “encantada” com a obra, segundo ela, Piratuba recebeu um presente merecido, graças ao empenho da Administração. “Uma obra que é exemplo, foi construída com todo o cuidado, está dentro de todas as normas exigidas para que uma casa como esta funcione. Piratuba está de parabéns, o prefeito e sua equipe de trabalho fazem por merecer esta conquista”, elogiou Carmen. A secretária visitou todo o prédio e garantiu que não esperava que os detalhes fossem tão bem executados. “Não basta ter uma equipe de saúde qualificada, é preciso ter também um bom espaço físico e com equipamentos que atendam a necessidade da população e é isso que vemos em Piratuba, até nos mínimos detalhes da obra percebe-se o cuidado com que foi executada”, concluiu Carmem.

A UMS, conta com equipamentos novos e modernos, todos os serviços ligados à saúde estarão funcionado na nova casa. Atendimento Psicológico, Assistência Social, Conselho Tutelar, Fisioterapia, Exames Preventivos, PSF (Programa da Saúde na Família), SIS, (Sistema Integrado de Saúde), encaminhamento de pacientes para maiores centros, atendimento odontológico, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, sala cirúrgica, atendimento de pronto socorro, farmácia de atenção básica, sala de vacinas, consultórios médicos, SISVAM (Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento infantil) e aparelho de ultrasom.  O secretário de Saúde de Piratuba, Ladi Cowacicz, disse que agora os cidadãos terão um atendimento mais qualificado. “Tudo que foi feito aqui, foi com a intenção de melhor atender os piratubenses”, afirma o secretário.

. O prefeito, Adélio Spanholi, ficou muito feliz com a inauguração, segundo ele, além da população de Piratuba, a Administração também estava ansiosa para a entrega da UMS. ressalta Spanholi. “Nós estávamos contando os dias para entregar este presente à população. É mais uma obra que concluímos e está pronta para atender com eficiência e qualidade”, ressalta Spanholi.

A Corrida Rústica e o Passeio Ciclístico, no domingo, contaram com a participação de muitos atletas. Para a corrida além de atletas do município, participaram também corredores dos três estados do sul. A chuva não intimidou os participantes. Os primeiros colocados da Corrida receberam premiação em dinheiro e troféus. Todos os participantes do Passeio Ciclístico receberam medalhas. No dia 19 foram inaugurados ainda o Portal Turístico e Sanitário de Piratuba, na divisa com o RS, onde funcionará além de um posto fiscal um centro de informações turísticas e cobertura da quadra de esportes da Escola de Zonalta. Piratuba comporta hoje, cerca de 40 obras. Construção do Centro de Eventos, cobertura das quadras de esportes das escolas do interior, reforma de escolas, passeio na rua 1o de Maio, local de trajeto constante de pedestres, construção de 32 casas populares no interior, asfaltamento em uma comunidade do interior, além de outras ações em andamento. O município é considerado um “canteiro de obras” .