Projeto Adolescente Consciente

 

Projeto "Adolescente Consciente" em ação no município de Piratuba

Alunos já estão recebendo orientações nas escolas

A Secretaria de Saúde iniciou no mês de abril as atividades do projeto "Adolescente Consciente". Lançado no ano passado, o trabalho que consiste em orientar adolescentes em relação aos "perigos da idade", está de volta nas escolas de Piratuba. Assuntos como gravidez na adolescência, drogas, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, família e objetivos de vida são abordados nos encontros.

Em 2009 cerca de 200 alunos receberam as informações e orientações em sala de aula, através de uma equipe de profissionais da saúde que se deslocavam até as instituições de ensino. O trabalho neste ano é o mesmo, os médicos, enfermeiras e psicóloga já estão em ação com os alunos de 6ª e 7ª séries. Aproximadamente 200 alunos são atendidos novamente. "Este é um projeto inovador e que deu certo. Além dos alunos, os pais também aprovaram, e o principal; não tivemos nenhuma gravidez de adolescentes depois que iniciamos o trabalho, este era nosso principal objetivo", explica a médica responsável pelo projeto, Cláudia Storch Augsten.

Todas as escolas de Piratuba participam do projeto. Com aulas descontraídas de cerca de uma hora, os alunos aprendem pra valer. "Muita coisa que eu não sabia estou aprendendo, tirando dúvidas, e acredito que estas aulas são muito importantes para nossa vida. Eu gostei e quero continuar participando", afirma Karolaine Hachmann, de 13 anos, aluna da 7ª série da Escola de Educação Básica Carlos Chagas.

A metodologia do "Adolescente Consciente" é simples, as aulas são feitas com explicações, vídeos, dinâmica, conversa e perguntas. Para que não haja constrangimento por parte dos alunos na hora de tirar dúvidas, ao final da aula eles podem escrever sua pergunta sem se identificarem, e as respostas são dadas pela equipe de saúde na aula seguinte.

O projeto já é destaque no Estado de Santa Catarina. No ano passado foi escolhido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), como um dos seis melhores de SC e foi apresentado no Encontro Estadual de Secretários da Saúde, realizado no município de Gaspar.