Inauguração da Casa da Cultura

Piratuba inaugura Casa da Cultura

Solenidade acontece nesta sexta

Será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 30, a Casa da Cultura de Piratuba. O local, que leva a história do Clube União, será utilizado pelo Departamento de Cultura, grupos de danças, teatrais, escola de música, espaço para cursos e eventos, além de ser mais um ponto para visitação de turistas. A inauguração será realizada às 19h.

No local, que foi contemplado com uma praça, está construída a réplica do Clube União, antiga entidade que permaneceu viva no município por muitos anos. O Clube União era o ponto de encontro da sociedade piratubense, foi o palco dos grandes eventos políticos e sociais. "Não podemos falar da história e cultura de Piratuba sem citar o Clube União, e foi com a intenção de preservar viva esta rica história, que nossa sede cultural é a réplica do Clube", explica o prefeito Adélio Spanholi.

Durante seus 69 anos de atividades, foi sede de Bailes da Primavera, da Pelúcia, Rei do Bolão, Kerb, formaturas e Reveillon, além de festas de casamento. No esporte, destacavam-se as equipes de bolão que treinavam nas pistas do Clube. No setor cultural, viu nascer a Sociedade de Cantores Harmonia. Serviu ainda para a realização de grandes concentrações políticas, inclusive para a solenidade de Emancipação Política de Piratuba, acontecida em 18 de fevereiro de 1949.

O prédio do Clube foi inaugurado em maio de 1929 e permaneceu até 1998, quando foi desmanchado. O terreno foi transferido para a prefeitura em 2008, para utilização da Casa da Cultura.