Prefeitura de Piratuba anuncia início das obras para execução do maior parque gerador fotovoltaico do Sul do país

PREFEITURA DE PIRATUBA ANUNCIA INÍCIO DAS OBRAS PARA EXECUÇÃO DO MAIOR PARQUE GERADOR FOTOVOLTAICO DO SUL DO PAÍS

 

Empreendimento ligado à mega grupo de comunicação e multimídias do estado de Santa Catarina, deve entrar em operação neste primeiro semestre de 2021, com capacidade instalada de 2,6 megawatts (MW).

 

Por: Comunicação e Marketing

 

A administração de Piratuba, oficializou nesta sexta-feira (29), o início das obras de construção de um mega empreendimento para o setor energético no município: Trata-se da maior usina fotovoltaica de geração distribuída no modelo remoto do estado. O projeto de iniciativa privada, pertence ao Grupo ND e foi anunciado em novembro de 2019, com previsão de geração de 2,6 megawatts (MW) de energia.

O anúncio do prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), aconteceu após uma reunião com um grupo de executivos que integram a  holding Schumann e o Grupo ND, realizada nesta quinta-feira (28), na sede administrativa da cidade turística.

Durante o encontro, a equipe técnica da Nexen, empresa que deve operar a geração, informou que as obras iniciam nas próximas semanas, com previsão de conclusão em 120 dias. O negócio que integra iniciativas entre os empresários, Marcello Corrêa Petrelli, presidente do Grupo ND e André Schumann, CEO e Fundador da Schumann,  contempla investimentos na ordem de 12 milhões de reais.

Conforme Petrelli, a cidade de Piratuba foi escolhida pela equipe técnica por ser um município com forte incidência solar nos distintos períodos do ano.

 

De acordo com a equipe de engenharia, o complexo está previsto para ser instalado em uma área rural, na região do Bairro Verde, composto por painéis solares, compostos por células fotovoltaicas, feitos de materiais semicondutores. A geração de corrente elétrica ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons e por consequência a geração de corrente elétrica.

 

Apesar de Santa Catarina não se projetar entre as regiões do país com maior incidência solar, é do estado a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol per capta. Quando considerado o volume de unidades de geração distribuída, SC aparece em quarto lugar: Aqui estão 2,2 mil das 24,6 mil fontes existentes no Brasil. Especialistas do setor observam que a posição de destaque se deve aos incentivos para a aquisição deste tipo de tecnologia e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

 

Para o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, o case de Piratuba, em que o município que é sede da Usina Hidrelétrica Machadinho, maior hidrelétrica do estado, com  1140 MW de potência instalada, a implantação do novo modelo de produção de energia limpa, representa um grande avanço no que se refere à sustentabilidade e avanços em matrizes renováveis.