Semana do Meio Ambiente

Piratuba e o Meio Ambiente

Programação extensa marcou a semana

A Semana do Meio Ambiente contou com uma programação diversificada em Piratuba. Várias atividades foram realizadas com o objetivo de divulgar as questões ambientais e conscientizar a população. Na segunda-feira, dia 1º, na abertura da semana ambiental, o prefeito, Adélio Spanholi, realizou uma palestra no Centro de Eventos, para alunos das escolas do município. Spanholi abordou vários assuntos, falando de poluição, consumo da água potável, desmatamento, reciclagem de lixo entre outros. O prefeito ainda proferiu palestra na Escola Carlos Chagas a noite.

O deputado estadual, Romildo Titon, também esteve presente no evento. Ele que é relator do projeto do Novo Código Ambiental de Santa Catarina, falou sobre o assunto ao público e fez a entrega do código às escolas do município. Uma homenagem também foi feita para o ambientalista piratubense, Dr. Hugo Nicolau Riffel. Ainda na segunda-feira, apresentações culturais foram realizadas. Teatros, músicas e poesias incrementaram a manhã. Na terça-feira, os alunos da escola Amélia Poletto, Carlos chagas e Sócio Ambiental, com o auxílio da Polícia Militar, fizeram o pedágio educativo. Os motoristas receberam mudas nativas e material de orientação. A distribuição também foi realizada em comunidades do interior. Cerca de mil mudas foram entregues.

Na quarta-feira foi realizado um festival de poesias com temas voltados ao meio ambiente, e as escolas realizaram atividades internas. Na quinta, três palestras com o engenheiro florestal, Jusselei Perin, do Centro de Divulgação Ambiental (CDA), foram realizadas na escola Carlos Chagas. Na sexta-feira, encerrando a programação, houve uma exposição em frente à Unidade Mista de Saúde, do projeto, "Matemática e Preservação Ambiental, Óleo virando Sabão", e também uma passeata pela cidade, com alunos da rede municipal e do Carlos Chagas, com carro de som, faixas, cartazes e material educativo que foi distribuído no comércio.