Filme gravado em Piratuba encanta expectadores em exibição no cinema da Havan em Joaçaba

FILME GRAVADO EM PIRATUBA ENCANTA EXPECTADORES EM EXIBIÇÃO NO CINEMA DA HAVAN EM JOAÇABA

 

Projeção que integra a Mostra Chica Pelega – Contestado em Foco, em celebração ao aniversário de Joaçaba, evidenciou cenários rurais onde a obra foi produzida na Capital Turística.

 

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Uma mostra que comemora os 104 anos de Joaçaba, exibiu nesta segunda-feira (23), o filme Primeiro Assalto ao Trem Pagador, um dos clássicos documentários catarinenses, no Cine Gracher da Havan.

O filme presente em sessões durante a manhã e tarde, atraiu expectadores e apaixonados por histórias ferroviárias. Professores pressentes nas sessões, se manifestaram durante a apresentação da obra, pontuando a importância da produção audiovisual locam como material de ensino.   

A obra conta a história do primeiro atentado à tens das américas, acontecimento de 24 de outubro de 1909, no sertão catarinense.  Naquela data, Zeca Vaccariano, (Tchê Mendes), um ex-combatente da Revolução Federalista, então entraria para a história como: Executor do Primeiro Assalto ao Trem Pagador.

Lançado em 2013, o documentário dramatizado, gravado em Piratuba e Pinheiro Preto, SC, tem no elenco o ator Gabriel Sater, anunciado para o remake global de Pantanal, e Tchê Mendes entre outros importantes atores e participantes da obra.

A Mostra Chica Pelega – Contestado em Foco, reuniu 10 filmes divididos em 3 categorias: Filhos da Terra, Nossa Memória e Causos e Contos.

O título da mostra, segundo os organizadores, é uma homenagem a Francisca Roberta, a Chica Pelega, nascida em Limeira, atual Joaçaba. Chica foi importante líder e combatente da Guerra do Contestado, um misto de lenda e história, que é sinônimo de força e coragem feminina.

A equipe de Primeiro Assalto ao Trem Pagador, congratulou-se com os realizadores da mostra e agradeceram a oportunidade de representarem Piratuba no evento cinematográfico que marca o principal feriado do ano em Joaçaba.