Casa da Memória

Casa da Memória abre as portas em Piratuba

Inauguração foi realizada na sexta-feira

A prefeitura de Piratuba e o Consórcio Machadinho inauguraram nesta sexta-feira, 19, a Casa da Memória no município. O local será aberto para visitação dos munícipes e turistas com antiguidades que lembram e preservam a história e a cultura do município.

Sala, cozinha, quartos e banheiros preservados, restaurados e com objetos antigos. Assim está a Casa da Memória que abriu as portas na noite de sexta graças a mais uma parceria entre o Consórcio Machadinho e Prefeitura. "O Consórcio é parceiro do desenvolvimento de Piratuba, são vários projetos realizados em conjunto e a Casa da Memória é mais um, só temos que agradecer", destaca o prefeito Adélio Spanholi.

A casa, situada na Avenida 18 de Fevereiro foi escolhida por já fazer parte da história de Piratuba, pois pertenceu a família Kofraitag, uma das primeiras no município, e também pela contribuição dado por tal família ao desenvolvimento de Piratuba no início de sua colonização.

O Consórcio Machadinho, apostando em mais um projeto da administração municipal, comprou, reformou e restaurou a casa. "São mais de três anos de parceria, relacionamento e confiança entre o Consórcio e prefeitura. Esta é mais uma obra viabilizada graças ao empenho do prefeito, que nos apresenta projetos e busca recursos para Piratuba. Esta casa é um marco para o município que agora tem o lugar para preservar e apresentar sua história", enfatizou o diretor do Consórcio Machadinho, Duílio Diniz de Figueiredo. O valor investido pelo Consórcio é de R$ 420 mil.

A casa conta com objetos doados pela população e acervo de fotos históricas. Estará aberta de quarta a domingo para a visitação.

Além da Casa da Memória, outras obras já foram viabilizadas com o apoio do Consórcio Machadinho. Outro projeto em andamento, fruto da parceria, é a construção da nova Escola Sócio Ambiental de Piratuba, que promete ser referência em desenvolvimento sustentável. A prefeitura já fez o trabalho de terraplenagem e em breve os primeiros blocos devem ser inaugurados.