Lançado Livro Piratuba Terra Boa

PIRATUBENSE LANÇA LIVRO CONTANDO A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Após vários anos de pesquisa, Cláudio Victor Rogge lança o "Piratuba Terra Boa"

Na última sexta-feira, foi lançado o livro "Piratuba Terra Boa" Vol 1, escrito pelo piratubense, Cláudio Victor Rogge. O lançamento foi realizado no Centro de Eventos, junto com a programação especial das primeiras atividades da nova casa. A obra é a única trilogia que conta a história do município com detalhes. Para elaborar o livro contando e ilustrando os principais fatos da cidade, o autor dedicou vários anos para pesquisa. O acervo de informações e imagens foi reunido e bem distribuído em um livro de 371 páginas. As fotografias, que creditam a informação, passam de 400.

O livro está dividido em sete capítulos. O primeiro conta a rica história de Piratuba. O autor fala sobre as origens do povoamento, aspectos físicos e geográficos, legislação, símbolos municipais e sobre os Três Poderes. Os artistas também têm seu espaço na obra. Músicos, bandinhas e pintores estão dentro da pesquisa exposta pelo autor. As entidades e associações estão devidamente colocadas no livro. Uma síntese de cada uma foi elaborada e descreve o que representam em Piratuba. Outro capítulo foi dedicado à educação. Cláudio fala de cada instituição de ensino do município. A cultura também aparece no livro. O principal evento do município, o Kerb, está retratado e descrito com uma atenção especial. Piratuba tem parte de sua história relacionada à Guerra do Contestado e o autor dedica parte da obra para esta questão. Um amplo e diversificado resgate fotográfico também se encontra no livro. As imagens mostram, Rainhas da Primavera, Lions Clube, ponte e balsas do Rio do Peixe, Clube União, Associação Atlética Riopeixense, Kerb, desfiles, quadros do pintor, Carlos Bruno Müller, anos 30 na Vila Rio do Peixe, entre outros.

Cláudio Victor Rogge é natural de Piratuba, onde nasceu em 28 de outubro de 1941. Foi um dos alunos do Ginásio Sinodal e da Escola Técnica de Comércio "Júlio de Castilhos", em Marcelino Ramos, RS. É bacharel em Direito pela Faculdade de Cruz Alta, RS e Pós-graduado em Turismo e Hotelaria, pela UNOESC de Joaçaba, SC. Foi professor da Escola de Educação Básica "Carlos Chagas" e do Curso de Contabilidade da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, (CNEC), de Piratuba – Ipira. Trabalhou como secretário de Administração, secretário de Turismo e secretário de Saúde em diversas administrações municipais. É Serventuário da Justiça aposentado como Tabelião pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Elegeu-se vereador nas legislaturas 1966/69 e 1970/72. Foi Diretor-Presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba desde sua fundação em 1975 até 1988. É diretor da Empresa Jornalística Comunidade Ltda, que edita o Jornal COMUNIDADE. Cláudio também é um historiador e após 10 anos de pesquisa e dedicação, ele abre as páginas da história piratubense.

A idéia de escrever um livro é antiga. "Piratuba merecia um livro dedicado a sua história, a exemplo de outros municípios", comenta Cláudio. "O principal objetivo é oportunizar a classe estudantil, uma fonte de pesquisa até aqui inexistente, pois o único livro sobre Piratuba é de 1950. Tenho prazer de ver a obra pronta, pois sei que ela está contribuindo para a preservação da nossa história, resgatando fatos e principalmente apresentando fotos que a geração atual desconhece. Espero que todos se apercebam deste significado", ressalta.

Desde 2000, vários textos e matérias são publicados no Jornal Comunidade. Cláudio diz que vários destes estão reunidos nesta publicação. Alguns assuntos, segundo o autor, irão chamar mais a atenção dos leitores. As páginas dedicadas ao Kerb, Clube União, artistas locais e educação despertam curiosidade para quem ler.

O volume 2 já tem data para ser lançado. Se concretizada a parceria através do Fundo Catarinense de Incentivo à Cultura, contemplando as administrações, prefeitos, leis municipais sancionadas e o turismo, o lançamento deve acontecer em fevereiro do ano que vem, durante a programação de aniversário de Piratuba. O material já está sendo reunido e digitado.