Lançamento do Segundo Livro de Piratuba

História de Piratuba é contada através de livros

Autor piratubense lança o segundo volume da trilogia

Para contar a história completa de Piratuba, Cláudio Victor Rogge, lançou na segunda-feira, dia 14, o segundo volume da trilogia "Piratuba Terra Boa". O livro contém 430 páginas e mais de 300 fotos. Em três edições, o autor pretende abordar os principais fatos históricos ocorridos desde 1910, quando surgiu a Vila do Rio do Peixe, hoje Piratuba.

O volume II aborda como tema principal o turismo que será tratado em sete capítulos mostrando a Companhia Hidromineral de Piratuba, termalismo, documentos históricos, meios de hospedagem, administrações municipais, galeria de fotos entre outros. Todos os capítulos mostram com detalhes os fatos que se destacam na história. O "Piratuba Terra Boa" volume I foi lançado ainda no ano passado e o autor já prepara o último trabalho da trilogia que vai completar a obra com todos os fatos históricos do município. O Volume III será lançado no ano que vem, junto com as comemorações do centenário da colonização de Piratuba.

Cláudio Victor Rogge é natural de Piratuba, nasceu em 28 de outubro de 1941. É bacharel em Direito pela Faculdade de Cruz Alta, RS e Pós-graduado em Turismo e Hotelaria, pela UNOESC de Joaçaba, SC. Foi professor da Escola de Educação Básica "Carlos Chagas" e do Curso de Contabilidade da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, (CNEC), de Piratuba – Ipira. Trabalhou como secretário de Administração, secretário de Turismo e secretário de Saúde em diversas administrações municipais. É Serventuário da Justiça aposentado como Tabelião pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Elegeu-se vereador nas legislaturas 1966/69 e 1970/72. Foi Diretor-Presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba desde sua fundação em 1975 até 1988. É diretor da Empresa Jornalística Comunidade Ltda, que edita o Jornal COMUNIDADE. Cláudio também é um historiador e após 10 anos de pesquisa, trabalho e junção de material ele conta, com propriedade, a história de Piratuba. "A intenção da trilogia é manter viva essa história de Piratuba que é tão rica. O volume II trata em especial do turismo, carro chefe do desenvolvimento do município. Outro objetivo é poder deixar registrado tudo que marcou Piratuba, para que alunos e munícipes possam pesquisar e saber", conta o autor, Cláudio.  Para o prefeito Adélio Spanholi, os livros são mais do que um registro histórico "Para nós é um privilegio ter a história contada e registrada por alguém que tanto conhece o município. Manter viva a história é muito importante. Os livros, Piratuba Terra Boa, são fontes de conhecimento e resultado de anos de dedicação do Cláudio", enfatiza Spanholi.

No lançamento, realizado no Centro de Eventos, o autor foi prestigiado por amigos, autoridades, familiares, empresários e piratubenses. Houve ainda um coquetel, apresentações culturais e noite de autógrafos.