Projeto Adolescente Consiente

 

Projeto "Adolescente Consciente" encerra atividades de 2009

Trabalho continua no próximo ano

        A Secretaria de Saúde realizou na terça-feira, 17, um encontro de encerramento das atividades do programa "Adolescente Consciente". O projeto que consiste na orientação de alunos piratubenses em relação à sexualidade, objetivos de vida, valorização pessoal, drogas, família e principalmente a prevenção de gravidez na adolescência, terá continuidade em 2010.

De acordo com as responsáveis pelo projeto, a médica Cláudia Storch Augsten e a psicóloga Karla Lenhardt Machado, o trabalho, que iniciou em fevereiro foi bem desempenhado neste ano e os resultados chegam em longo prazo. "É um trabalho de conscientização, orientação e de prevenção. Os resultados virão com o tempo, pois os participantes têm um novo olhar em relação aos temas abordados no programa", explica Cláudia. A médica ainda ressalta que uma das maiores preocupações é a gravidez na adolescência e conta que depois de iniciado o projeto, nenhuma foi registrada no município.

No encerramento, que contou com a presença de autoridades, professores e alunos, as coordenadoras mostraram a metodologia de trabalho e a importância do projeto, além de um filme. Segundo elas, a aceitação dos alunos, pais e professores foi muito boa e isso auxiliou no desempenho das atividades.  O "Adolescente Consciente" foi desenvolvido com alunos de 7ª e 8ª séries, das escolas de Piratuba e terá sequência no ano que vem com estudantes de 6ª e 7ª séries, em encontros mensais com atividades, dinâmicas e palestras.