Secretaria de Educação faz Viagem de Estudos

Educação de Piratuba busca conhecimento em viagem de estudos

Educadores do município estiveram em Pomerode

Sabendo que a educação contribui consideravelmente com a preservação de qualquer cultura, a Secretaria de Educação disponibilizou aos professores da rede municipal de ensino uma viagem de estudos a Pomerode SC, a cidade mais alemã do Brasil. Com o objetivo de mostrar a história completa de Piratuba, a educação trabalha na questão das origens do município. Já foram pesquisadas e expostas as culturas cabocla e italiana, agora a cultura alemã é alvo de pesquisa.

Para entender melhor a cultura germânica, as professoras estiveram em Pomerode na sexta-feira, dia 4. A cidade que leva o título de mais alemã do país, foi uma amostra de como iniciar o trabalho em Piratuba. "A intenção é dar subsídios aos professores. Com a viagem os educadores conheceram um pouco mais da cultura alemã e agora têm a base para iniciar o trabalho", explica a secretária de Educação, Zuleide Ramos da Rosa.

Para que a pesquisa tenha qualidade é preciso ir buscar o máximo de informações possível. Em Pomerode, foram visitadas uma escola municipal, a Prefeitura, museus e rotas que mostram como é tratada a cultura local. A secretária de educação de Pomerode, Neuzi Schotten, elogia a iniciativa de Piratuba. "Quando se inicia algum projeto é muito importante conhecer bem o assunto . Vocês estão no caminho e no lugar certo, pois Pomerode não ensaia a cultura alemã, Pomerode vive a cultura alemã, e podemos contribuir muito com vocês" destaca a secretária.

Também participaram da viagem o diretor do Centro de Eventos de Piratuba, Fábio Matzenbacher, a diretora da Escola Básica Carlos Chagas, Ingrid Eliane Kirst e o vice-prefeito, Claudirlei Dorini. "Quem vai ter os resultados desta busca de conhecimento são nossos alunos, a troca de experiência realizada nesta viagem irá, com certeza, auxiliar no projeto", comenta Dorini.

A viagem contribuiu para aprofundar ainda mais o conhecimento teórico em relação ao assunto. Agora os professores e alunos colocarão em prática o trabalho que busca relatar a cultura alemã de Piratuba, concluindo assim o projeto "Origens".