Piratuba Terra das Águas e do Festival de Cinema

 

Piratuba das Águas Termais e do Festival de Cinema Rural

Com "chave de ouro". Assim foi encerrado o II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba. Foram quatro dias de evento, com uma programação cheia de atrativos. O Festival, que é voltado para as questões do homem do campo, reuniu mais de 120 produções audiovisuais e cerca de 300 fotografias com participantes de 21 Estados.  Os melhores filmes e fotografias foram conhecidos na noite de sábado, que terminou com o show de Almir Sater.

A valorização do trabalho da família rural é o principal objetivo do evento que projetou Piratuba na mídia. O município que é conhecido pelo parque termal, agora também é notícia por realizar um dos maiores festivais de cinema de Santa Catarina. O único festival de cinema no país que aborda e inscreve somente produções ligadas exclusivamente com a agricultura. "Conseguimos mostrar a importância do homem do campo, o trabalho, os anseios e perspectivas através de um festival que mostrou filmes e fotos do cotidiano rural. Além disso, Piratuba é notícia no Brasil e isso com certeza vai elevar ainda mais nosso potencial turístico", comemora o prefeito Adélio Spanholi. O secretário de Turismo, Ivair Rodrigues também acredita em um crescimento turístico. "Com certeza o Festival já se tornou mais um atrativo, é mais um produto que temos para oferecer. Foram quatro dias de movimentação no município, no comércio, em todos os setores. Todos ganham com um evento deste porte", destaca.

Além das projeções dos filmes classificados em cada categoria e exposição do Concurso de Fotografias, foram realizadas 10 oficinas de estudos. Oficinas de cinema, reportagem de TV, fotografia, inovações e customização para agricultura. Também foi realizada a II Feira de Produtos e Artesanato da Agricultura Familiar, reunindo mais 10 cooperatias da região. De acordo com a organização do evento, mais de sete mil pessoas participaram do festival.

Com a direção geral do cineasta Roberto Carminatti, o Festival ganhou proporções maiores do que o esperado. "Os filmes inscritos surpreenderam nossa equipe, foi muito difícil escolher os melhores, muita coisa boa foi reunida neste evento", conta. "Piratuba será conhecida no Brasil e fora dele com este festival", afirma o cineasta.

 A presença de atores também atraiu mídia e público. Passaram pelo Centro de Eventos de Piratuba, Cláudio Heinrich Nelson Freitas. Jornalistas conceituados também participaram com as oficinas. Marcelo Lara, repórter do Canal Rural, Cláudio Savaget, diretor do Globo Ecologia e outros.

Troféus e premiação em dinheiro foram entregues aos vencedores. O melhor filme do festival rendeu aos autores um prêmio de 100 mil, da produtora de Roberto Carminatti, para que um filme voltado para agricultura seja elaborado. De acordo com Carminatti, o filme será pago pela produtora, mas para isso deve ser lançado já na próxima edição do festival de cinema de Piratuba, que deve acontecer em 2011.

 

 

 

 

VENCEDORES

Categoria

Título

Autor(a)

Cidade

UF

Ficção

 

Aos Hespanhóis Comphinantes

Angello Cllemente Sganzerla

Florianópolis

SC

Documentário

Mulheres da Terra

Márcia Paraíso

Florianópolis

SC

Reportagem de TV

As Parteiras

César Dassie e equipe

São Paulo

SP

Amador

Veneno do Colono

Júlio Gomes Filho

Concórdia

SC

Fotografia do Filme

Aos Hespanhóis Comphinantes

Angello Cllemente Sganzerla

Florianópolis

SC

Trilha Sonora

Walachai

Okna Produções

Porto Alegre

RS

Produção que mais contribuiu com a melhoria para a Vida no Campo

Ensolarado

Ricardo Targino Campos

Rio de Janeiro

RJ

Causa Social

Espírito de Porco

Carla Italiano

Florianópolis

SC

Causa Ambiental

Agricultura Biodinâmica

José Mário Santos Guedes

Porto Alegre

RS

MELHOR FILME

MULHERES DA TERRA

Márcia Paraíso

Florianópolis

SC

 

 

 

Concurso de Fotografia  – Vencedores

CATEGORIA

TÍTULO

AUTOR(a)

CIDADE

UF

Preto e Branco

Hora de Plantar

Cláudia Aparecida Jung

Piratuba

SC

Colorida

Amigos

Letícia Weigert

Rancho Queimado

SC