HEIMATLAND

 

CONFIRMADO: DOCUMENTÁRIO QUE  VAI CONTAR A HISTÓRIA DO KERB PARA O BRASIL E AMÉRICA LATINA ESTRÉIA  DIA 20 EM PIRATUBA.

 

Heimatland, minha terra-natal em alemão, é um documentário inédito que resgata a cultura alemã, em especial da festividade do Kerb, da cidade de Piratuba, meio-oeste de Santa Catarina. Idealizado pelo piratubense, o jornalista Ernoy Luiz Mattiello, Heimatland explora, desde as possíveis causas do surgimento da festa típica alemã e demonstra o respeito, o carinho e a preservação das tradições germânicas pelos piratubenses e demais descentendes germano-brasileiros.

A exibição comemorativa de Heimatland será dia 20 de fevereiro de 2009, às 20:30 hs, no Centro de Eventos de Piratuba. Também está confirmada a divulgação deste documentário no Brasil e na América Latina pelas redes públicas de televisão, entre elas e TV Cultura, TV Brasil, TV Câmara, TV Futura, TV Senado e mais 200 emissoras de TV abertas e a cabo, 45 emissoras universitárias, além das Comunitárias, empresarias e das TV's a cabo de todo o país.

Com duração estimada de 50 minutos, o documentário participará de amostras cinematográficas e de festivais competitivos de média e longa metragem no Brasil e no exterior em 2009 e 2010. Entre estes, Heimatland será exibido no "Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba" cidade de origem.

 Heimatland é de autoria e direção de Ernoy Luiz Mattiello, com co-produção de Cleide Mattiello e Vilmar Miguel Sartori, conta também com a participação e entrevistas de 15 piratubenses que remetem seus depoimentos no resgate da cultura e da tradição local trazida por seus antepassados e que dão vida a mais inédita e verídica história alemã: Heimatland e a História do Kerb.