Inaugurada Casa da Cidadania

Piratuba ganha nova Casa da Cidadania

Prefeitura e Tribunal de Justiça inauguraram novo prédio

Localizado na Rua das Flores a Casa da Cidadania de Piratuba conta agora com novas instalações. Inaugurado na quinta, dia 5, o empreendimento conta 415 metros quadrados de área construída e novos equipamentos. O serviço judicial disponibilizado nesta unidade é composto pelo Juizado de Conciliação e Mediação e pelo Juizado Especial, com o intuito de evitar deslocamentos dos moradores locais até a sede em Capinzal.

A Casa da Cidadania de Piratuba foi a 50ª unidade instalada pelo Judiciário, em 15 de novembro de 2001, e funcionava em imóvel alugado pela Prefeitura. Com o trabalho sério realizado, o TJ decidiu apostar no município, mantendo a parceria e investindo. Para a construção do Fórum Municipal – Casa da Cidadania, a Prefeitura entrou com o terreno, infra-estrutura e alguns equipamentos e o Tribunal de Justiça foi o responsável pela obra. O valor foi de R$ 605 mil.

Na Casa da Cidadania são realizadas audiências e mediações de Termo Circunstancial na área criminal e conciliação de conflitos, com cinco conciliadores treinados. Mensalmente relatórios são repassados ao Tribunal, com estatísticas que mostram o número de atendimentos e serviços realizados. Das mediações realizadas, mais de 70% geram acordo evitando o deslocamento até o Fórum de Capinzal e diminuindo o número de processos.

O prefeito, Adélio Spanholi, falou sobre a importância da obra. "Trabalhamos muito para concretizar esta obra, e os frutos desse trabalho vão ser vistos no dia a dia pela população, muita coisa é resolvida aqui na Casa da Cidadania. Esta é mais uma conquista para Piratuba", comemora. Adélio ainda destacou a colaboração e esforço do Dr. Alexandre Dttrich Buhr, Juiz de Direito. Segundo o prefeito, Dittrich é um dos responsáveis pela realização da obra, pois batalhou junto com a administração municipal. Durante a solenidade, o Desembargador Francisco Oliveira Filho, também falou sobre as pessoas que foram fundamentais para a concretização da obra. "Eu sei da luta do Dr. Alexandre Dittrich Buhr e do prefeito Adélio para que o projeto saísse do papel. Uma administração municipal atuante em parceria com pessoas como Dittrich, fazem a diferença das ações para um município e hoje a obra está concreta", destaca.

Segundo o Juiz e Diretor do Fórum, Giuseppe Battistott Bellani, o próximo passo é a criação de uma comarca sede para Piratuba. "Entre Ipira, Piratuba e Peritiba são mais de dois mil processos. É importante discutir isso e trabalhar para viabilizar esta questão", afirma.

Também participaram da cerimônia, servidores do Judiciário e autoridades locais. No novo prédio vai funcionar também o Conselho Tutelar, Assistência Social e uma sala de Inclusão Digital, onde qualquer piratubense terá acesso a computadores e internet.