Festa Cabocla

Festa da Cultura Cabocla de Piratuba

Oitava edição bateu recorde de público

Para manter a tradição dos caboclos em Piratuba, a comunidade de Zonalta e Secretaria de Turismo realizaram no último domingo, a 8ª edição da Festa da Cultura Cabocla. Com um número recorde de público, a festa foi animada e relembrou os costumes dos primeiros colonizadores do interior do município. As famílias vindas das "Terras Velhas" do RS, Montenegro, Taquari e Paverama, têm os aspectos culturais preservados em Piratuba.

O evento contou com almoço onde o cardápio foi a comida típica cabocla, apresentações de artistas locais, cantores, violeiros e trovadores. De Montenegro RS, um grupo trouxe o Terno de Reis, costume típico dos caboclos, onde as cantigas emocionaram alguns tradicionalistas.

O secretário de Turismo, Ivair Rodrigues, recorda as primeiras festas. "A Festa Cabocla já não é mais a mesma, antes tínhamos um evento em que as tradições eram relembradas, com um almoço e apresentações. Hoje a festa é uma das principais do município, atrai grande público e é sucesso, com a participação inclusive de caboclos do Estado do RS", comenta.

Para o prefeito, Adélio Spanholi, o evento cresce devido ao trabalho da comunidade. "A Prefeitura é a parceira do evento, mas ele cresce e ganha dimensão a cada ano devido ao esforço e dedicação da comunidade de Zonalta que se empenha para a realização da festa. Além de manter viva a tradição dos caboclos, eles realizaram um grande evento, estão de parabéns" destaca Spanholi.

A Festa faz parte da programação de aniversário de Piratuba. Neste ano o número de participantes superou as expectativas. Cerca de 500 pessoas almoçaram na festa e participaram do matinê animado pela Banda The Mink de Piratuba.