Atendimento diferenciado para gestantes

 

Atendimento diferenciado para gestantes em Piratuba

Consultas pré-natal, encontros e kit bebê

Mais de 40 mulheres participam, a cada 60 dias, das reuniões para gestantes de Piratuba. Durante os encontros a equipe de saúde passa todas as orientações de como proceder durante a gravidez, além de mostrar os cuidados que devem ser tomados com os bebês. Na última sexta-feira, 20 grávidas participaram de uma aula de hidroginástica específica. Os exercícios foram realizados por uma profissional de educação física, com acompanhamento de uma enfermeira.

         A hidroterapia para gestantes consiste em uma série de exercícios de fortalecimento, alongamento, relaxamento e aeróbicos realizados em piscina aquecida. Em Piratuba, na Companhia Hidromineral, as grávidas ficaram na água por cerca de 40 minutos com exercícios leves. "A intenção é inserir a atividade física na rotina das gestantes, isso é importante para elas e os benefícios são inúmeros, emocionalmente, fisicamente com a melhora na musculatura. É um programa seguro e efetivo para gestantes com pouco risco de quedas ou lesões", explica Cláudia Storch Augsten, médica da Unidade Mista de Saúde de Piratuba.

         Para Luciane Tomé, que será mãe pela primeira vez, o trabalho realizado é muito importante. "Todas as atividades são interessantes, recebemos várias informações durante o pré-natal. Este acompanhamento é muito válido, pois além de aprendermos bastante, diminuímos o custo com clínicas particulares", comenta. Além do pré-natal gratuito, atividades e encontros, as mulheres ainda recebem o kit bebê, com cobertor, fraldas, sabonete, shampoo e outros materiais.