Inaugurado Muro da Rodoviária

Inaugurado o Muro da Rodoviária de Piratuba

Beleza, tecnologia e segurança

Mais uma das grandes e importantes obras, realizadas pela atual Administração foi inaugurada. Trata-se do muro da rodoviária. O muro era uma necessidade de Piratuba, pois o local apresentava sérios riscos, tanto para os moradores da Rua das Flores, próximo ao ginásio municipal de esportes, como para a rodoviária. Alguns deslizes e acidentes com carros que caíram, marcaram o lugar. A cada evento no ginásio, que fica acima do terminal, o risco aumentava, sem contar que a pista também estava desabando.

Todos sabiam que para enfrentar uma obra daquele porte era preciso arrojo e coragem, pois os riscos de desmoronamento durante as escavações eram constantes. Para a alegria dos moradores próximos, a Administração Municipal e a Secretaria de Obras, encararam o desafio e entregam mais uma obra que fica marcada em Piratuba.

Como já era esperada, a dificuldade foi grande. Durante as escavações o terreno desmoronou várias vezes. A exemplo do que aconteceu no litoral catarinense, as fortes chuvas também atrapalharam o andamento da obra. Mas com a devida cautela e com um projeto moderno, passo a passo o muro foi erguido. Com a tecnologia da geogrelha, tela que fica compactada entre o solo e ligada aos blocos de concreto, a segurança do empreendimento foi garantida.

Um dos moradores, confrontante com o muro, Ebenézer Pérez Brasil, comenta a importância da obra. "Além de embelezar a rua o muro nos trouxe segurança. Ano a ano o barranco descia mais, os carros trafegavam utilizando só meia pista e o perigo aumentava a cada evento realizado no ginásio de esportes. Graças a atitude do prefeito, hoje podemos dormir tranqüilos porque o muro está pronto e no capricho, estamos satisfeitos", comemora Brasil.

O prefeito, Adélio Spanholi, também avalia a obra. "Aquele talude que lá existe, colocava em risco a rodoviária, o ginásio de esportes, as famílias da Rua das Flores e as pessoas que trafegam por lá. Todos os engenheiros que visitaram o local nos alertaram de que a obra seria difícil e de alto custo. Porém não podíamos deixar como estava, fomos em busca da tecnologia adequada para a situação e encaramos o desafio. Agora o muro está aí, pronto para quem quiser ver, forte e seguro", destaca o prefeito.

O empreendimento conta com aproximadamente 1.000m², de muro, o desnível máximo entre a Rua das Flores e o pátio da rodoviária é de cerca de 12 metros de altura, o que equivale a um prédio de quatro andares.