II Seminário de Experiências Pedagógicas

Resultados dos projetos escolares são expostos em Piratuba

A criatividade e dedicação chamaram a atenção mais uma vez em Piratuba. O II Seminário de Experiências Pedagógicas, da Rede Municipal de Ensino, mostrou de que forma atua a "Educação" no município. Com a apresentação de vários projetos, educadores puderam mostrar o trabalho desenvolvido durante o ano.

Todos os anos as escolas da rede municipal desenvolvem projetos que vão além da grade curricular e da sala de aula. Com o apoio da Secretaria de Educação, os professores pesquisam e vão em busca de atividades que levam mais conhecimento aos alunos.  O seminário, que foi realizado no Centreventos, no dia 28, mostrou trabalhos de todas as escolas municipais. A elaboração e desenvolvimento foram socializados entre os professores, e os resultados apresentados ao público. A secretária de educação de Piratuba, Dilma Broetto Mortari, comenta que os projetos resultam em aprendizado. "Além de incentivar a pesquisa dos professores e alunos, os projetos trazem conhecimento, e é isso que queremos. Nós lançamos o desafio e apoiamos, os educadores e educandos é que vão em busca e elaboram tudo. Os resultados realmente aparecem ", explica.

A secretária de desenvolvimento regional, de Concórdia, Solange Sprandel da Silva, esteve presente e avaliou o evento. "A Secretaria de Educação de Piratuba, muito vem se despontando na área educacional por conseguir conciliar teoria e prática. O evento mostrou os resultados de qualidade no processo educacional do município. A iniciativa é muito boa, é muito interessante que estes resultados sejam socializados como foram neste seminário," elogia.  Solange que também é membro do Conselho Estadual de Educação, ainda fala que Piratuba é destaque na região. "Os índices de projetos desenvolvidos em nível de Secretaria Regional apontam Piratuba como destaque. Os resultados são positivos, as experiências aqui demonstradas nos dão a certeza de que este município faz a diferença no contexto educacional", completa Solange.

Foram apresentados projetos que envolvem o meio ambiente, projetos de inovação, experiências, esportes, cultura, folclore, inclusão social e outros. Todos os projetos chamaram a atenção. Destaque para o "Aprender Aprendendo em Casa", lançado em pela Secretaria de Educação de Piratuba em março. O projeto tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no município. Alguns alunos com idades que variam de 23 a 82 anos já conseguem ler e escrever e se apresentaram no seminário. O evento contou também com depoimentos e exposição de trabalhos.