Encontro de Agentes Comunitárias

Agentes Comunitárias da região realizam encontro em Piratuba

Piratuba recebeu na sexta, dia 28, o 4° Encontro Regional dos Agentes Comunitários da Saúde. O evento é realizado anualmente com o objetivo de socializar experiências entre os agentes e integrantes do PSF. Cerca de 300 pessoas participaram da confraternização e avaliação dos trabalhos das equipes.

O tema do encontro deste ano foi "A Saúde Mental". Houve palestra sobre o assunto. De acordo com a enfermeira responsável pelo PSF de Piratuba, Rosana Lopes Duarte, o encontro é muito importante. "A troca de experiências é fundamental, todas as equipes socializam os métodos aplicados e resultados obtidos no trabalho do dia-a-dia. Isso gera ainda mais conhecimento para quem realiza o trabalho específico de prevenção", ressalta.

O PSF, Programa de Saúde da Família, de Piratuba foi destaque estadual e nacional neste ano. Em agosto a equipe de saúde do município esteve em Brasília apresentando o projeto "Mobilização para a Saúde, Hortas Caseiras", que incentiva a produção e consumo de alimentos naturais, sem agrotóxicos. O mesmo projeto foi apresentado em Florianópolis na Mostra da Saúde na Família. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, o trabalho realizado em Piratuba tem alcançado os resultados. O uso de medicamentos está reduzindo e as práticas saudáveis aumentam. A prática de atividades físicas também aumentou.

O evento foi realizado no Centreventos e contou com sorteio de brindes e com o primeiro desfile da Agente Comunitária do Ano. Estiveram em Piratuba as equipes de Xavantina, Seara, Peritiba, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Itá e Jaborá.