Saúde é tema de Dissertação de Mestrado

Saúde de Piratuba é tema de Dissertação de Mestrado

Projeto do município é exemplo de inovação

A Saúde em Piratuba é destaque mais uma vez. Para elaborar a dissertação do Mestrado em Administração, na Universidade Federal do Paraná, (UFPR), Sandra Girardi, de Concórdia, pesquisa projetos inovadores em administrações públicas na região da AMAUC, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

Em Piratuba, o projeto alvo para a pesquisa de Sandra é o "Hortas Caseiras", elaborado pelo PSF, (Programa da Saúde na Família) do município. O projeto consiste no incentivo dado aos agricultores, que recebem auxílio para a compra de palanques e cercas para montar a horta. Como pagamento, eles passam para as escolas municipais parte da produção, que é utilizada na merenda dos alunos. Além disso, as famílias recebem orientação sobre o que plantam, incentivando o consumo de alimentos naturais e saudáveis. O "Hortas Caseiras" é um projeto que já foi premiado em 2007 no PROASF (Programa de Assistência Social a Família) e selecionado para a Mostra Nacional de Saúde na Família no ano passado em Brasília.

O tema da dissertação de Sandra é "Inovação na Gestão Pública Municipal", e Piratuba é exemplo para o trabalho. "O objetivo da pesquisa é mostrar projetos municipais inovadores e bem sucedidos, que se destacam", explica Sandra.

Para conhecer e escolher os projetos que serão utilizados na dissertação de mestrado, Sandra pretende visitar alguns municípios da região. Recentemente ela esteve em Piratuba. "Com certeza este programa que conheci em Piratuba estará na minha pesquisa, ele tem todos os requisitos de um projeto que preciso mostrar, pois funciona e tem resultados, é extremamente interessante e a iniciativa pode ser, sem dúvidas, aplicados por outros municípios", enfatiza.

O secretário de Saúde, Jair Gomes, comenta que este destaque é fruto de trabalho coletivo. "Nosso trabalho aqui é realizado em equipe, somos alvo de pesquisa devido à dedicação dos profissionais que atuam na Saúde de Piratuba, se os projetos aqui funcionam, é mérito de todos e isso mostra o comprometimento e qualidade que oferecemos aos piratubenses", destaca Jair.

Sandra Girardi irá apresentar o trabalho de pesquisa e defender a tese de mestrado em março do ano que vem na UFPR, em Curitiba.