Pequena Central Hidrelétrica será Construída

Pequena Central Hidrelétrica será construída no Rio do Peixe

Piratuba terá mais um atrativo turístico, mais emprego e renda

O prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi, se reuniu nesta terça, dia 29, com representantes da PETROBRAS, Ricardo Campos Mascarenhas, Gerente de Energia de Fontes Renováveis e Alexandre Folly, Coordenador de Projeto, para discutirem a construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) no Rio do Peixe, entre os municípios de Piratuba e Ipira. A PETROBRAS, agora também atuando na área de energia, está iniciando projetos que buscam gerar energia elétrica a partir de fontes renováveis. Os estudos em relação à área ocupada pela obra já estão prontos. Na reunião foi mostrada a forma e o local onde ela será instalada, falaram também sobre os baixos impactos ambientais e os benefícios gerados para a região.

A preocupação com o impacto causado à natureza foi relatada na reunião. A área do reservatório terá somente 0,3 Km2, ficando restrita praticamente a calha original do rio. A usina terá potência instalada de 16 MW. Segundo Ricardo Campos Mascarenhas, a construção não causará problemas ambientais. "A obra terá um baixo impacto ambiental, será construída sem agredir o meio ambiente,." explica. Outro ponto positivo é a geração de empregos durante a realização da obra, serão cerca de 500, diretos e indiretos. Para o prefeito, Adélio Spanholi, o município terá mais um atrativo. "É uma obra com uma concepção moderna, com baixo impacto ambiental. A PETROBRAS pode contar com nosso apoio, seremos parceiros neste projeto, pois além de gerar emprego e renda, Piratuba terá mais um atrativo turístico, isso é desenvolvimento para o município", destaca o prefeito.

A Pequena Central Hidrelétrica terá o nome de "PCH Pira". O canteiro de obras deve ser implantado ainda no segundo semestre deste ano e o empreendimento deverá ficar pronto em outubro de 2010, já com operação comercial.

Para maiores esclarecimentos, a Prefeitura e a PETROBRAS, realizarão em março, uma audiência pública, onde serão convidados munícipes e entidades. A data prevista é o dia 06/03, uma quinta-feira, no CIT, Centro de Informações Turísticas, o horário ainda será definido.