Piratuba é Destaque no Maior Festival de Dança

 

Piratuba é destaque no maior Festival de Danças do Mundo

Cartaz de divulgação e convite do evento, leva foto do Grupo piratubense "Acqudança"

Piratuba mostra a cada ano, que não é referência só com o turismo. O município se destaca em diversos setores. Uma dos fatores que mostra que o município é conhecido no Brasil e fora dele, é o sucesso do Grupo Acquadança. Além de participar de inúmeros eventos e concursos, o grupo já participou do maior Festival de Danças do mundo. Em julho de 2007, o Acquadança se apresentou no Festival de Danças de Joinville. Foi a primeira vez que o grupo enviou o material para avaliação, e já foi selecionado para se apresentar em Palcos Abertos. Mesmo sem competir, Piratuba foi destaque no evento. Prova disso é o cartaz de divulgação do Festival deste ano.

A foto que ilustra a 26ª edição do maior Festival de Danças do mundo é do Grupo Acquadança. Para competir ou até mesmo para demonstrar coreografias, os inscritos têm que ter talento, criatividade e dedicação, além de obedecer todos os critérios exigidos.  Muitas companhias de dança enviam material, que é rigorosamente avaliado por especialistas, mestres da dança. De acordo com informações da assessoria de imprensa do festival, em 2007, 1.378 coreografias foram encaminhadas para participar, destas apenas 200 foram selecionadas e divididas entre competição e palco aberto. Piratuba não participou por acaso, foi selecionada por que faz parte de uma série de grupos de qualidade. Ser selecionado para representar o 26º Festival, também não é por acaso. Os organizadores do evento e as pessoas responsáveis pela divulgação buscam algo que chame a atenção, que seja bonito e relevante, de acordo com o evento.

O cartaz convite é distribuído no Brasil inteiro e fora dele. Vários países se inscrevem e participam a cada ano do Festival. No ano passado, por exemplo, além do Brasil, participaram mais seis países. A foto das bailarinas piratubenses já está rodando o mundo. Para o prefeito, Adélio Spanholi, isso é motivo de orgulho para Piratuba. "Ficamos orgulhosos por isso, o nosso grupo, que é formado com bailarinas piratubenses, representando o maior festival de danças do mundo. Isso não acontece de graça, elas mostram a cada apresentação que têm talento, elas encantam o público quando estão no palco. Junto com o Acquadança, os demais grupos do município mostram que temos potencial. Nossas meninas estão de parabéns", completa Spanholi.

A coreógrafa do grupo, Nadia Zolet diz que para se apresentar em Joinville é necessário muito preparo. "Além da grande competitividade, é exigido técnica das bailarinas, apresentação artística e coreografias", destaca. Nádia diz que estar no cartaz convite do maior evento de dança do mundo foi uma surpresa. "Foi uma surpresa muito agradável, pois qualquer grupo de dança gostaria de estar divulgando este evento. Até hoje só apareciam bailarinos clássicos e de grandes companhias. Ficamos muito felizes", comemora Nádia.

         O Acquadança já está se preparando para participar do festival este ano. Para isso muito ensaio é necessário, além de dedicação e vontade existem os cuidados com a técnica, coreografia, figurino tema e representação. O grupo pretende enviar o material para avaliação até março, data limite. Se passar pela rigorosa seleção, Piratuba estará novamente em Joinville em julho.