Gestantes tem Atenção Especial

 

Gestantes têm atenção especial em Piratuba

Orientações, exercícios e consultas gratuitas durante a gravidez

Piratuba segue com o programa "Pequeno Piratubense", oferecido pela Secretaria de Saúde. O trabalho consiste em um acompanhamento gratuito para as gestantes, durante a gravidez e após o nascimento da criança. Na sexta-feira, dia 21, mais uma ação do programa foi realizada.

A cada 15 dias as futuras mães participam dos "Encontro de Gestantes", onde uma série de orientações é repassada por médicos, enfermeiras e fisioterapeutas. Na última sexta o encontro foi realizado na Unidade Mista de Saúde onde, além das informações, a equipe de saúde coordenou atividades físicas com as participantes. "Trabalhamos com alongamentos e atividades de relaxamento para diminuir e prevenir os desconfortos da gestação, como as dores nas costas, por exemplo, comuns durante a gravidez", explica a fisioterapeuta Ângela Maria Brol.  Segundo Ângela, além das recomendações, a troca de experiência entre as grávidas também é interessante. "Nos encontros elas tiram dúvidas, conversam, falam de suas experiências. Essa interação em grupo também é importante", conclui.

 Além das atividades e encontros, as consultas do pré-natal também são realizadas gratuitamente. As mulheres ainda participam de aulas de hidroterapia, a cada 60 dias e recebem o kit bebê, com fraldas cobertor, sabonete, shampoo e outros materiais. Para Alessandra Miranda, que participa do programa, o trabalho realizado pelo município auxilia muito. "Há 16 anos atrás, quando tive minha primeira filha, não tínhamos este apoio, era mais difícil. Hoje isso nos ajuda muito, pois temos as orientações necessárias e economizamos bastante, sem gastar tanto com clínicas e matérias para o bebê", conta Alessandra que está no quarto mês de gestação.

Hoje são cerca de 30 mulheres cadastradas no programa. Após o nascimento dos bebês, mãe e filho ainda recebem um acompanhamento por mais quatro meses.