Educação é Destaque

Educação de Piratuba é exemplo para curso de Pedagogia

Alunos da UNOESC visitam o município para conhecer o sistema educacional

Na última quarta-feira, dia 30, alunos do curso de Pedagogia da UNOESC – Campos Novos, estiveram em Piratuba para conhecer o setor educacional do município. A turma tinha uma viagem de estudos para fazer, já que está no final do curso. Após avaliar alguns municípios, escolheram Piratuba, para saber como a Educação é trabalhada. Os 20 estudantes, a secretária do curso e uma professora ficaram impressionados com os projetos desenvolvidos nas escolas da Rede Municipal de Ensino do município.

Mais uma vez o setor educacional de Piratuba chamou a atenção. A turma de Pedagogia que está na última fase do curso visitou o município para ver as experiências realizadas. O ponto de encontro foi a Escola Sócio Ambiental, onde os futuros professores conheceram as atividades lá desenvolvidas, além de conhecerem também os projetos desenvolvidos nas demais escolas municipais. A secretária de educação de Piratuba, Dilma Mortari, foi quem apresentou as experiências e projetos realizados no município. Para ela, esta visita é resultado do trabalho realizado. "Nós procuramos fazer o melhor; os professores aqui trabalham com criatividade para que nossos alunos tenham prazer e vontade no aprendizado. Os resultados são excelentes, e é isso que chama atenção", comenta Dilma. Para a secretária do curso de Pedagogia da UNOESC – Campos Novos, Vera Lúcia Martins, é assim que os alunos realmente aprendem. "São com estes projetos, que vão além das salas de aula, que os alunos despertam interesse para o aprendizado. Piratuba é, sem dúvidas, destaque em educação", ressalta Vera. A secretária ainda comenta que o município é exemplo. "O sistema implantado aqui, mostra que tem resultado e pode ser desenvolvido em outros municípios. Eu levarei esta idéia, pois isso é um exemplo" elogia.

Além de gostarem da maneira como funciona a Educação em Piratuba, os estudantes se encantaram com a Escola Sócio Ambiental, que atuando há quase uma década, é referência em termos de responsabilidade pública e consciência ambiental. Com uma parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura, a instituição trabalha questões de defesa à natureza, importância do meio ambiente, poluição, desmatamento, contaminação de fontes e outros assuntos relacionados ao meio ambiente. Todas as escolas da rede municipal desenvolvem projetos todos os anos, exemplos são; o Projeto Hortas do Bem Viver, onde os alunos aprendem na prática, o cultivo de alimentos sem agrotóxicos, Feira do livro, com exposição de livros e trabalhos, com estímulo à leitura, Preserve o Meio Ambiente, projeto que conscientiza em relação à importância de se preservar a natureza, Festival de Poesias, onde alunos pesquisam autores, produzem e apresentam poesias e outros. Todos são trabalhados em sala de aula e fora dela, na teoria e na prática.

Esta não é a primeira vez que Piratuba se destaca com a Educação. No ano passado, educadores de Alto Bela Vista também visitaram o município. O setor educacional de Peritiba também achou o sistema interessante e inovador e convidou uma professora para apresentar um projeto piratubense naquela cidade. Se Piratuba chama atenção, é por que o sistema implantado realmente funciona, e quem ganha com isso são os alunos da rede municipal.