Mulheres associadas à Clubes de Mães de Piratuba, recebem formação culinária em preparo de pratos à base de aipim.

MULHERES ASSOCIADAS À CLUBES DE MÃES DE PIRATUBA, RECEBEM FORMAÇÃO CULINÁRIA EM PREPARO DE PRATOS À BASE DE AIPIM.

Parceria entre Ação Social e Epagri, formou diversas turmas de mulheres no aproveitamento de um alimento tipicamente brasileiro, conhecido desde os primeiros povos nativos.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Símbolo de fartura e comida acessível e nutritiva, o aipim está presente na mesa da maioria das pessoas no almoço ou jantar. Mais que isso, o alimento rico em nutrientes, possui vários nomes, mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira e até mesmo pão-de-pobre, é o ingrediente principal de uma infinidade de pratos.

Em Piratuba, um curso ministrado em parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – (Epagri) e o setor de Ação Social da Prefeitura, ensinou à dezenas de mulheres, integrantes de clubes de mães, uma série de práticas para o aproveitamento deste importante alimento.  

A informação é da diretora de Ação Social Noeli Gomes Fries (Lily), que acompanhou as atividades, que contou com aulas de formação da extensionista rural da Epagri, Mari Lucia Dal Pra e incentivos da primeira-dama Marise Benjamini.

O resultado surpreendeu as alunas e até mesmo a equipe de coordenação do curso, dado ao sabor e a beleza dos pratos preparados, que depois da aula, foram pra mesa, pra não restar dúvidas sobre o inigualável sabor, de um alimento natural, que vem diretamente da terra.

As alunas se encantaram com a variedade de pratos, combinando receitas doces e salgadas, de dar água na boca, comprovando a eficiência alimentar da mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas em todo o planeta, especialmente nos países em desenvolvimento e notadamente em áreas mais pobres do Nordeste brasileiro.