Exibição de filme sobre o Trem Pagador e bate-papo com estudantes, marcam lançamento de projeto educacional de resgate patrimonial em Piratuba.

EXIBIÇÃO DE FILME SOBRE O TREM PAGADOR E BATE-PAPO COM ESTUDANTES, MARCAM LANÇAMENTO DE PROJETO EDUCACIONAL DE RESGATE PATRIMONIAL EM PIRATUBA.

Profissional responsável pelo setor de comunicação da Prefeitura de Piratuba foi o convidado para evento de apresentação do conjunto de atividades interdisciplinares.

Uma sessão de cinema documental, seguida de interação com estudantes, marcou o evento de lançamento do Projeto Escolar Patrimônio Material, Imaterial e Natural de Piratuba, Salvaguardando Memórias.

O encontro foi na última semana, no auditório da Escola de Educação Básica Carlos Chagas, onde a iniciativa, que integra estudantes de diversas turmas em atividade interdisciplinar, é  coordenada pela professora Ana Paula da Motta, doutoranda em Educação.

A intenção do trabalho, conforme relata a professora, é de que o estudante se sinta pertencente ao contexto da história local, passando a integralizar conhecimento e escrever sobre o tema, especialmente na condição de protagonista: “ O estudante precisa Senso de preservação, coma imersão no contexto histórico e cultural, passando a recontar essa história nas mais diferentes possibilidades, buscando conhecimento por meio de pesquisas bibliográficas e o auxílio de  viagens, que devem integrar o projeto”, afirma a professora.

Após a projeção da obra Primeiro Assalto ao Trem Pagador, filme que teve as principais locações em Piratuba e contou com atores locais, o diretor do filme, jornalista Ernoy Mattiello, que é assessor de comunicação da Prefeitura de Piratuba, conversou com os estudantes e respondeu perguntas.

A diretora da escola, professora Catarina Minks, também participou do encontro, que contou com a presença inclusive da professora Sônia Mara Viero, que lecionou para o cineasta durante a formação escolar em Piratuba.

O ponto alto do encontro esteve ligado ao aspecto da preservação histórica local, pontuando como foi a produção e contextualização da construção da obra cinematográfica.