Turmas de escola rural de Piratuba realizam experimentações científicas em laboratório da rede Municipal de Educação.

TURMAS DE ESCOLA RURAL DE PIRATUBA REALIZAM EXPERIMENTAÇÕES CIENTÍFICAS EM LABORATÓRIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Identificação da presença de amido em alimentos, foi possível graças ao uso compartilhado do laboratório que funciona nas dependências da Escola Amélia Poletto Hepp, na sede do município.

Turmas da Escola Professor Rodolfo Holeveger, da comunidade de Lageado Mariano, realizaram nesta semana, uma experiência enriquecedora para a aprendizagem coletiva do grupo. Eles identificaram a presença de amido nos alimentos. Para realizar o experimento, a garotada se deslocou da comunidade, para a sede, onde teve acesso ao laboratório que é compartilhado pela Rede Municipal de Educação e funciona na Escola Amélia Poletto Hepp.

Segundo a professora Adriana Mari Faé, que leciona para uma das turmas, a interação da garotada com os equipamentos e a possibilidade de conhecer o espaço, onde há diversos itens do segmento de ciências para ser visto, foi muito produtiva e enriquecedora para o conteúdo de uma forma geral.

Amido ou fécula é um carboidrato constituído principalmente de glicose com ligações glicosídicas. Este polissacarídeo é produzido pelas plantas verdes servindo como reservatório de energia. É o mais comum carboidrato na alimentação humana e é encontrado em grande quantidade de alimentos, como batatas, arroz e trigo.

Se algum estudante da turma se entusiasmou com a experiência ao ponto de decidir ser cientista, só o tempo dirá, mas o prazer pelo conhecimento, pode ser levado para a vida toda!