Saúde realiza capacitação de profissionais para coleta de testes de dengue em Piratuba

SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA COLETA DE TESTES DE DENGUE EM PIRATUBA

Treinamento realizado na Unidade Básica de Saúde – (UBS), envolveu diversos setores da linha de frente de atendimento a endemias do setor público da Capital Turística.

Um treinamento realizado nesta terça-feira (09), na Unidade Básica de Saúde de Piratuba – (UBS), mobilizou grande parte do efetivo do setor, na orientação de profissionais sobre a atuação com pacientes suspeitos de infecção pelo vírus da dengue.

A informação sobre o processo de capacitação sobre a doença viral, causada pelo aedes aegypti, tradicionalmente conhecido como o mosquito da dengue, foi revelada pela diretora de Saúde, Graciela Dávila.

Segundo a profissional, a palestra trouxe diversos esclarecimentos sobre procedimentos como coleta de exames, diagnósticos, tratamento, além de busca ativa dos casos e notificações de casos positivados.

O trabalho de formação, conhecido tecnicamente como manejo clínico da dengue, foi conduzido pelo biólogo Felipe Gimenez, coordenador da Vigilância Epidemiológica Regional de Concórdia,  contando com abordagem da enfermeira  Eliani Mortari, que também integra o quadro da Vigilância Epidemiológica Regional de Concórdia.

A abordagem teve como público prioritário profissionais da linha de frente do setor de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Apesar de não estar localizada em uma região considerada de clima tropical, Piratuba apresentou diversos casos confirmados de dengue nos últimos períodos. A intenção, segundo a Secretaria de Saúde, é aprimorar os conhecimentos de tratamento e atuação das equipes frente às questões envolvendo doenças endêmicas causadas pelo mosquito pelo aedes aegypti.