Experiência com tintas naturais leva estudantes de escola agroecológica a desvendar as cores da terra

EXPERIÊNCIA COM TINTAS NATURAIS LEVA ESTUDANTES DE ESCOLA AGROECOLÓGICA A DESVENDAR AS CORES DA TERRA

Atividade divertida motivou turmas de estudantes da Escola Socioambiental em Arroio Bonito.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Diversão na ponta dos dedos, ao traço suave do pincel sobre a folha de papel. Uma combinação de cores e movimentos, capaz de desvendar os segredos que vem da terra. Olhando assim, mais parece brincadeira de criança e seria apenas isso se não fosse arte misturada a ciência e o universo da experimentação e a aprendizagem.

O brinquedo, digo a experimentação, foi testada por turmas de estudantes que frequentam a Escola Socioambiental, unidade de contraturno, que funciona na comunidade de Arroio Bonito, à cerca de 08 quilômetros do centro de Piratuba.

Conforme explica a diretora Flávia Koch, a garotada foi desafiada pela arte da pintura, só que de um jeito diferente, em que precisava criar a própria tinta e o mais importante: de maneira natural.

Logo tudo ficou mais simples e alegre com as cores vibrantes que vieram de diferentes combinações de solo do local, com o uso de cola branca como fixador. A riqueza de pigmentos naturais, foi o que deu o tom das tintas que colocadas à disposição da criançada, deu vida a diversas interpretações artísticas em papel.