Na banca: Trabalho de Conclusão de Curso de acadêmica da Unoesc, apresenta case pesquisado em Piratuba

NA BANCA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ACADÊMICA DA UNOESC, APRESENTA CASE PESQUISADO EM PIRATUBA

Chefe do Executivo esteve entre os convidados da defesa e usou a palavra ao final da avaliação, ressaltando avanços no setor de Saúde do município.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Um Trabalho de Conclusão de Curso – (TCC), pré-requisito para a formação da acadêmica Eduarda Walter Serafini, 23 anos em Fisioterapia chamou atenção da comunidade acadêmica nesta semana.

A defesa da monografia que tem como tema: Fenótipo de fragilidade e fatores associados em idosos do meio oeste de Santa Catarina, foi acompanhada pelo prefeito em Exercício, Vanderlei Weber.

Profissional de carreira na fisioterapia, Weber acompanhou a defesa ao tema, realizado pela estudante, sob a orientação da professora Drª Chrystianne Barros Saretto. Como tradicionalmente acontece, a banca contou ainda com outros dois integrantes: A professora  Cláudia Elisa Grasel, Doutora em Ciências da Saúde pela Unochapecó e o docente Antuani Bapstistella, Doutor em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (AC Camargo Cancer Center).

O trabalho, que pesquisou 202 idosos de Piratuba, analisou o perfil de fragilidade e os fatores associados a idosos cadastrados em uma Unidade de Básica de Saúde do município, o que trouxe elementos científicos que embasaram o estudo, sobre as questões corporais de peso e musculatura, além de questões medicamentosas dede medicamentos de uso contínuo e  atividades físicas.  

Segundo a pesquisadora, uma vez estabelecido o aceite da Secretaria de saúde, o contato com os idosos por meio das reuniões dos grupos de convivência, foi essencial para a coleta de dados.

A fragilidade foi associada a idosos menos ativos e com maior índice de quedas, uso de medicamentos e maior número de comorbidades. Já idosos ativos apresentaram maior força muscular e capacidade pulmonar.

A sugestão apresentada com base nos estudos é da inclusão de programas preventivos, os quais à exemplo do que se observou com idosos ativos pesquisados, pode influenciar a saúde dos idosos piratubenses de maneira positiva em geral.