Saúde anuncia novo grupo de autoajuda para quem deseja parar de fumar.

SAÚDE ANUNCIA NOVO GRUPO DE AUTOAJUDA PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR.

Primeiro encontro deve acontecer ainda neste mês, no  auditório da Secretaria de Saúde de Piratuba.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

A Secretaria de Saúde de Piratuba, anunciou no início desta semana, a formação de um novo grupo ligado ao Programa Nacional Antitabagismo. As atividades coordenadas pelo setor, já repercutiram positivamente neste primeiro semestre, com a concretização do primeiro trabalho de 2022, em que várias pessoas abandonaram o cigarro. A intenção agora é avançar com a prática de autoajuda e ajuda mútua.

O primeiro encontro acontece no dia 21 de julho às 15:00 horas, no auditório da Unidade Básica de Saúde – (UBS, no Centro Histórico.

Neste primeiro encontro, segundo a psicóloga Ivana Roberta Kipper, da Secretaria de Saúde, os pacientes serão acolhidos, e recebem as primeiras orientações sobre os procedimentos que envolvem as sessões, que ocorrem em cinco encontros.

Ainda de acordo com a profissional, a metodologia, segue as recomendações do INCA, que é o Instituto Nacional de Câncer.

Segundo o órgão, o vício do cigarro, conhecido tecnicamente como tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo.

As vagas, segundo a Secretaria de Saúde, são ilimitadas e pessoas de todas as idades, que ingressar no grupo de ajuda mútua, para se livrar do vício do cigarro, podem participar do processo terapêutico.